Cineasta Carmen Luz participa do Fórum Mestre Zumba

entrevista para o projeto " A Nova Express??o das Mulheres da Periferia" - coordena????o de Claudia Ferreira e Heloisa Buarque de Holanda

O Fórum Mestre Zumba, evento que acontece paralelamente à 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no dia 22, no Auditório A, do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, contará com a presença da cineasta Carmen Luz. Ela fará uma palestra e exibirá seu filme Um Filme de Dança. O evento trabalhará o tema: pensamentos afro-ameríndios, e colocará mais uma vez em debate a Lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em estabelecimentos de ensino fundamental e médio.

Carmen Luz nasceu e reside na cidade do Rio de Janeiro. É coreógrafa, pesquisadora em dança, cineasta, roteirista e diretora de espetáculos cênicos.  Com formação acadêmica multidisciplinar (letras, teatro, cinema e artes visuais) atua profissionalmente nos campos da performance, encenação, interpretação, dramaturgia, realização e escrita audiovisuais e coreografia. Escreve e realiza filmes documentários e vídeos de dança.

Pesquisa o corpo afrodescendente e suas manifestações culturais e artísticas, tornando-os o principal foco temático de seu trabalho. Aborda, com especial interesse, as gestualidades das mulheres afrodescendentes e a corporeidade dos jovens moradores dos grandes centros urbanos e suas periferias. Em 2014 foi agraciada com o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, o Premio Afro 2014 na categoria Dança.

Um Filme de Dança

Sinopse: “E os negros? Onde estão os negros? – eis a pergunta que os brasileiros deviam se fazer uns aos outros”. A pergunta de Jean-Paul Sartre e a constatação de Nelson Rodrigues, nos anos 60 do século passado, ainda ressoam. Seu eco foi o ponto de partida para a realização de Um Filme de Dança. O filme foi ao encontro de alguns dos mais atuantes criadores negros de dança de diferentes gerações e nos mostra a trajetória, o pensamento, o belo e contundente trabalho desses artistas. Trata-se de uma homenagem à perseverança de bailarinos e coreógrafos; um tributo ao corpo negro, dono de sua própria dança.

Diretora: Carmen Luz.
Produtora: Carmen Luz.
Fotografia: Gustavo Gelmini.
País de produção: Brasil.
Link do vídeo: https://vimeo.com/66777139.

Bienal

A Bienal de Alagoas acontece entre os dias 20 e 29 de novembro de 2015, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, em Jaraguá. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Fonte: Bienal Internacional do Livro de Alagoas/Divulgação

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*