Circuito Penedo de Cinema premia vencedores com R$ 41 mil

Texto e foto: Natália Oliveira (Assessoria Festival de Cinema Universitário de Alagoas)

O Circuito Penedo de Cinema vai movimentar a cidade histórica entre 29 de novembro e 3 de dezembro ao reunir os amantes da sétima arte, sobretudo do cinema nacional. O surgimento do Circuito se deve pela união de quatro eventos que vão ocorrer no mesmo período em Penedo: o 9º Festival do Cinema Brasileiro, o 6º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, 6º Encontro de Cinema de Alagoano e a 3ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental.

Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público. O circuito contará com mostras competitivas, oficinas, palestras e mesas-redondas para os entusiastas do cinema nacional, além de apresentações artístico-culturais na praça 12 de Abril.

Além do retorno do Festival do Cinema Brasileiro após 34 anos desde sua última edição, a outra novidade do Circuito é a premiação em dinheiro das mostras competitivas. De acordo com o coordenador do evento, Sérgio Onofre, a premiação representa, do ponto de vista do realizador, um start para um novo projeto. “Via de regra, todo realizador termina um trabalho com outro em mente. E o incentivo financeiro é algo que faz esse círculo continuar girando”, declarou.

Os filmes vencedores das três mostras competitivas serão divididos nas categorias Júri Oficial e Júri Popular. Cada filme eleito pelo voto popular vai receber R$ 5 mil. O Júri Oficial, ainda a ser definido pela organização do evento, vai eleger o melhor filme de cada mostra competitiva. Nesse caso, a melhor produção do Festival Brasileiro receberá a quantia de RS 10 mil, enquanto os melhores curtas do Festival Universitário e da Mostra Velho Chico serão premiados no valor de RS 8 mil cada. O valor total de RS 41 mil da premiação pode ser visto no regulamento do Circuito Penedo de Cinema disponível na plataforma de inscrição Festhome.

O Circuito Penedo de Cinema será correalizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sendo patrocinado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), pela Algás, Prefeitura Municipal de Penedo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). O Circuito recebe ainda apoio do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano, Way Turismo e Consultoria e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Inscrições abertas para as mostras competitivas

As inscrições para as mostras competitivas do Circuito Penedo de Cinema estão abertas até o próximo sábado (20) e são feitas apenas pela plataforma Festhome. Os interessados podem se inscrever em três mostras: a do 9º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, a do 6º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e a 3ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental.

Para ter acesso ao regulamento dos Festivais e da Mostra, é preciso estar cadastrado na plataforma. Cada proponente poderá inscrever apenas uma produção audiovisual e ser diretor ou produtor executivo da mesma. Os curtas-metragens inscritos devem ter, no máximo, 25 minutos, incluindo créditos, e sido produzidos a partir de 2014.

A inscrição na Mostra Competitiva do Festival de Cinema Universitário apresenta mais detalhes. Os interessados devem ficar atentos, pois será necessário anexar documento que comprove o vínculo com a Instituição de Ensino Superior (IES) ou Escola Técnica de Cinema e Audiovisual onde o proponente estuda ou trabalha.

Caso seja estudante egresso, o candidato deverá apresentar declaração da instituição de ensino em papel timbrado e carimbado, o qual comprove que era aluno no período de realização do curta. Se for professor ou técnico-administrativo, deverá enviar cópia autenticada da carteira de identificação funcional ou declaração da instituição de ensino na qual trabalha.

Para a terceira edição da Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, as produções inscritas devem seguir as seguintes regras: os filmes ou vídeos podem ser de qualquer gênero, devem ter sido produzidos ou ambientados em qualquer município da região fisiográfica da Bacia do Rio São Francisco. Além disso, devem ter classificação livre e poderão tratar sobre temáticas relacionadas às questões hídricas, à vida das comunidades ribeirinhas ou as demais questões socioculturais e socioambientais dos municípios que pertencem à Bacia.

Todas as informações sobre as inscrições para as mostras competitivas podem ser vistas no regulamento presente no Festhome.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*