Da Oficina de Capacitação de Projetos Audiovisuais ao financiamento

Foto: Mamacarrão, da Filmiola.

Estão com inscrições abertas as Oficinas de Formatação de Projetos da 2a. edição do PRODAV TVs Públicas nos gêneros animação (até 25/02) , ficção (até 03/03) e documentário (até 10/03), ainda com vagas disponíveis.

Buscando ilustrar a conexão entre participar de uma oficina de capacitação/formatação de projetos e garantir o financiamento, contamos um pouco sobre oficinas realizadas em 2014, a partir do exemplo da alagoana Mel Vasconcelos, que relembra a sua experiência na oficina de capacitação de projetos em animação, e o resultado colhido, dois projetos sob sua codiretoria foram contemplados.

Em dezembro de 2014, numa cooperação entre a Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC), o Centro Audiovisual Norte Nordeste (Canne)/Fundaj/MEC e as Unidades Técnicas do Fundo Setorial do Audiovisual, foram realizadas três Oficinas de Capacitação de Projetos Audiovisuais com foco em projetos nos gêneros de animação – com orientação de Mauricio Martins Nunes (Recife-PE)  , documentário – com Adirley Queirós de Andrade (Brasília-DF) e ficção –  com João de Melo Vieira Júnior (Recife-PE).

Mel Vasconcelos, diretora e fundadora da Filmiola, estava indecisa sobre qual edital/chamada pública da Ancine realizar inscrição até participar da oficina de capacitação de projetos em animação. “A oficina, ministrada por Maurício Nunes, hoje meu amigo e parceiro de projetos, me proporcionou uma troca de informações e me deu retornos imprescindíveis para a elaboração desse projeto que submeti ao edital e alguns meses depois tive a grande satisfação de sabê-lo contemplado. Para além da oficina, o trade que faz ela funcionar é tão comprometido que pude continuar recebendo informações e engajamento da Ancine e de Maurício, que de tão comprometido e com declarada confiança na qualidade da ideia e do projeto que foi se desenhando, virou diretor de animação dele, a meu convite e por irremediável consequência de sua competência.”, explica.

Dois projetos locais de séries de animação para TV, frutos da parceria entre as produtoras Filmiola e Staff Vídeo, foram selecionados para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) em 2015, “Mamacarrão” e “O incrível mundo dos Malbets”, únicos projetos de Animação seriada do Nordeste selecionados para esta edição.

Uma vez que a Chamada Pública BRDE/FSA PRODAV 09/2015 – TVs Públicas Região Nordeste está com inscrições abertas, a Unidade Técnica do PRODAV TVs Públicas, em parceria com entidades locais e TVs públicas, realizarão oficinas para os interessados em participar dos editais nesta segunda edição.

Cada oficina terá até 30 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição, desde que cumpridos os requisitos. Para se inscrever, o proponente deve preencher ficha de inscrição online, apresentando uma proposta de projeto para a categoria da oficina que pretende cursar, contendo nome, formato, pequena sinopse e estágio do projeto. Também deverá apresentar uma carta de intenção de uma empresa produtora independente e registrada na Ancine, comprometendo-se a inscrever o projeto nas chamadas públicas. Faça a sua inscrição.

Mel confirma a sua participação nesta nova oficina e deixa o convite. “Foram horas preciosas de informações e debate para mim, tenho certeza que também serão para a galera que venha a fazer esse ano. E eu vou fazer de novo, dessa vez a de documentário. Não percam a oportunidade. O audiovisual brasileiro vem ganhando força e se firmando através dessas ações e das nossas ideias postas em prática.”

Oficinas que serão realizadas em Alagoas:

Ficção – HENRY GRAZINOLLI – 04 a 06 de março de 2016

Documentário – DURVAL LEAL – 11  a 13 de março de 2016
Animação – CANDIDA LUZ LIBERATO – 26  a 28 de fevereiro de 2016
Horários: Sexta: 18h às 22h. Sábado e domingo: 9h às 18h

Local de realização das oficinas será informado aos inscritos.

É permitido participar de mais de uma oficina.

Mais de uma pessoa de um projeto pode participar de uma mesma oficina.

Uma vez alcançado 30 inscrições em cada serão encerradas as inscrições.

Sobre Larissa Lisboa
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (2008), especialista em Tecnologias Web para negócios (ebusiness), pela Fejal - CESMAC (2010), atualmente é analista em audiovisual do SESC Alagoas. Tem experiência em produção de ações formativas, mostras e documentários, e em curadoria de filmes; na análise e gestão de conteúdo online; e na catalogação de vídeos, com ênfase na produção audiovisual alagoana. Idealizadora e coordenadora do Alagoar (site sobre o audiovisual alagoano) e Diário Refletido (comunidade fotográfica).

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*