II Festival de Cinema Universitário de Alagoas (2012)

A segunda edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas foi realizada no período 13 e 17 de novembro de 2012. Teve como homenageado o cineasta Cacá Diégues, nas comemorações dos 50 anos de sua carreira. Entre os dias 13 e 16, durante as tardes e noites, foram realizadas exibições de filmes nacionais em curta e longa metragem, mostra de filmes infantis e ambientais  no Teatro Sete de Setembro e na Praça 12 de abril (Orla do Velho Chico).

Dentro da programação do Festival foi realizado o II Encontro Alagoano de Cinema, além de debates, apresentações de trabalhos acadêmicos e mesas redondas na Casa da Aposentadoria. Oficinas e minicursos no Campus da UFAL.

 

Homenageado

O cineasta brasileiro Cacá Diégues é o homenageado do Festival em 2012, ano em que se comemora 50 anos de sua carreira no cinema. Ele nasceu em Maceió e ainda na infância passou a morar no Rio de Janeiro, onde vem construindo uma rica filmografia: Cinco vezes favela, Agora por nós mesmos, Nenhum motivo explica a guerra, O maior amor do mundo, Orfeu, Tieta do Agreste, Veja esta canção, Dias melhores virão, Um trem para as estrelas, Quilombo, Chuvas de verão, Xica da Silva, Joanna Francesa, Quando o Carnaval chegar, Os herdeiros, A grande cidade, Ganga Zumba, Deus é brasileiro e Bye bye Brasil, os dois últimos rodados no interior de Alagoas. Com essa produção, Cacá Diégues participou de festivais e recebeu prêmios e títulos nacionais e internacionais, sendo, este ano, homenageado pela Academia Brasileira de Cinema e escolhido para ser membro do Júri da Cinéfondation e das Curtas-Metragens, do Festival de Cannes (França), um dos festivais mais respeitados do mundo.


 

FILMES SELECIONADOS PARA A MOSTRA COMPETITIVA

 

Seu Arlindo vai à loucura

Hoje tem espetáculo? (AL/PB, dir.: Leandro Alves)

Ressaca

Do lado de fora

Antônio de Canudos

12:40 (AL, dir.: Dário Junior)

Gil

A Banheira

Longe de casa

Hortipub

Você já cortou seu cabelo com maquininha?

Dique

Quando o céu desce ao chão

Irene

Ontem

A view to a kill

Menino Bosque

O membro decaído

Quem é Rogério Carlos?

X Tudo

Jantar/Aliança/Prato

Borboletas Delicadas (AL, dir.: Wladimyr Lima)

Tecendo nuvens e retalhos

O Traveco

A triste história de Kid Punhetinha

Davi e os aviões

Branca Nudez


COMISSÃO DE SELEÇÃO

Marcos Sampaio (coordenador de Cinema do Centro Cultural Sesi e do Núcleo de Produção Digital – NPD, da Secretaria de Estado da Cultura – Secult/AL)

Marianna Bernardes (diretora, roteirista e produtora de vídeos)

Nivaldo Vasconcelos (militante cineclubista, escritor e realizador audiovisual)

 


 

JÚRI

Ninho Moraes é jornalista, mestre em Audiovisual pela USP, diretor de TV e cinema e criador de vários programas televisivos.

Marcelo Ikeda

Paulo Nunes Filho

 


 

PREMIAÇÃO

Prêmio  de Melhor curta-metragem alagoano para 12:40, de Dário Junior

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*