IV Festival de Cinema Universitário (2014)

A quarta edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas foi realizada no período 18 a 22 de novembro de 2014, contou em sua programação com o o IV Encontro Alagoano de Cinema,  Encontro da Rede Nordeste de Cinema Universitário, além de debates, mostras de filmes infantis, mostras paralelas, mesas redondas, oficinas, minicursos e exibições de filmes nacionais em curta e longa metragem no Teatro Sete de Setembro e na Praça 12 de abril (Orla do Velho Chico).

Uma homenagem a Tairone Feitosa

Com mais de 50 anos de carreira, o alagoano Tairone Feitosa tem uma grande atuação nas áreas do circo, teatro, rádio e cinema. Mas é no segmento audiovisual que seu nome vem se consolidando nos diversos trabalhos realizados como roteirista.

Ele roteirizou minisséries da TV Globo como Rabo de Saia [dir. Walter Avancini]; A Máfia no Brasil [dir. Roberto Farias] e de longas como Luzia Homem [dir. Fábio Barreto]; Ele, o Boto [dir. Walter Lima Jr.], O Veneno da Madrugada [adaptação de Gabriel Garcia Márquez; dir. Ruy Guerra]; A Dança dos Bonecos [dir. Helvécio Ratton], O Homem da Capa Preta [dir. Sérgio Rezende], dentre outros. Este último recebeu, em 1986, quatro kikitos – Melhor Filme, Melhor Música, Melhor Ator (José Wilker) e Melhor Atriz (Marieta Severo) – no Festival de Gramado.

Em reconhecimento a essa trajetória, o Festival o homenageia com a exibição de Confissões de Tairone Feitosa, uma conversa dirigida pelo cineasta Pedro da Rocha; além de um bate-papo com o ator Otávio Cabral e a projeção, em praça pública, do filme O Homem da Capa Preta.

 


 

FILMES SELECIONADOS PARA A MOSTRA COMPETITIVA

Dezembro, de Dário Júior. 2014, 19 min, Ficção
Menina, de Amanda Duarte e Maysa Santos. 2013, 10 min, Ficção
Ontem à noite, de Henrique Oliveira. 2013, 22 min, Ficção
O Vulto, de Wladymir Lima. 2013, 15 min, Ficção
Nelson dos Santos, de Paulo André Silver e Albert Ferreira. 2014, 19 min, Documentário
Centro Organismo Vivo, de Paulo Luna e Laysa Menezes. 2013, 10 min, Documentário


 

JÚRI

Carlos Dowling (PB)

Diretor, produtor e roteirista cinematográfico. Realizou os filmes Funesto – farsa irreparável em três tempos (35mm), A sintomática narrativa de Constantino (35mm), GOD.O.TV (16mm), Lelê (animação) e Baptista virou máquina. Roteirizou o longa-metragem Felizes são os touros ou Le petit mort. Atualmente é professor efetivo do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e desenvolve Bestiário, projeto cinematográfico em longa-metragem.

Rita Lima (BA)

Coordenadora da Rede Nordeste de Cinema Universitário, tutora do PET Cinema, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Curso de Cinema e Audiovisual. Sua experiência acadêmica está ligada às áreas de Artes e Tecnologia, com ênfase em cinema e novas tecnologias digitais.

Ramon Coutinho (BA)

Representante do Coletivo Urgente de Audiovisual. O grupo – que existe há quase três anos–, iniciou suas atividades em cineclubes promovidos na Universidade Federal da Bahia, com a ideia de debater o cinema e a urgência de sua produção. Além de diversos vídeos e experimentos, o coletivo já produziu mais de dez curtas metragens, alguns premiados e exibidos em festivais do país.

Fátima Guimarães (PI)

À frente da Associação Brasileira de Documentaristas do Piauí (ABD- PI), realiza cursos e oficinas em diversas comunidades rurais, quilombolas e Pontos de Cultura do Piauí. Com o apoio do Ponto de Cultura ABD/Antares, Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros e Escola Técnica de Teatro Gomes Campos, a associação também promove ações de formação e mostras como o Cineclube ABD-PI, que exibe filmes de diferentes gêneros e formatos.

Carla Francine (PE)

Fez parte da equipe de mais de cem documentários, a exemplo das séries Expresso Brasil, Sigths & sounds, Mestres de ofícios, Indústria cultural no Brasil, Os brasileiros, e Nordeste feito à mão. Dirigiu as séries para TV Viva os brincantes e Arte Naïf no Brasil. Foi diretora de produção de vários curtas e diretora de produção e assistente de direção do longa-metragem Moro no Brasil, de Mika Kaurismaki. Desde 2007, é Coordenadora de Audiovisual da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

 


 

PREMIAÇÃO

Melhor Curta-metragem Júri Oficial: Querido Capricórnio, dirigido por Amanda Devulsky.

Melhor Curta-metragem Júri Popular e Prêmio Velho Chico de Cinema Alagoano: Nelson dos Santos, dirigido por Paulo André Silver e Albert Ferreira.

Menção honrosa: Menina, de Amanda Duarte e Maysa Santos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*