Janayna Ávila indica

A jornalista e professora doutora Janayna Ávila é a terceira colaboradora da série de curadorias do Audiovisual Alagoas. Suas indicações são direcionadas, principalmente, aos espectadores que pretendem conhecer um pouco mais de histórias e lugares reais por meio das produções audiovisuais alagoanas. Confira:

Rua das Árvores – Um registro da memória de um casal que, durante décadas, viveu numa das ruas mais conhecidas de Maceió. Por meio de uma fotografia detalhista, o documentário dirigido por Alice Jardim revela a degradação que a rua sofreu e mostra a vida construída pelo casal. 

Areias que falam – Fragmentos poético-reflexivos da região da Foz do Rio São Francisco, dirigidos pelo olhar ribeirinho de Arilene de Castro.
 
Ponto das Ervas – Documentário de Celso Brandão sobre o médium e raizeiro Prof. Oliveira em seu estabelecimento comercial no Mercado Público, um complexo de consultório, farmácia e laboratório.
 
Interiores ou 400 anos de solidão – Um filme de estrada, que extrai um retrato humano de encontros com os viventes do sertão alagoano. Ao mesmo tempo que busca subsídios na literatura e na teoria, no que se refere a linguagem o documentário não se furta ao diálogo com os principais filmes que retrataram o tema desde o Cinema Novo até hoje. Assimilando esses muitos olhares, em seu resultado o projeto apresenta uma visão própria e original do universo retratado por Werner Salles Bagetti.
 
Exu- além do bem e do mal – O documentário, também do diretor Werner Salles, apresenta o resultado de uma investigação poética sobre Exu, que, no Candomblé, é a figura mais humana entre os orixás. O filme também integra as outras duas curadorias que antecedem as indicações da Janayna Ávila.
 
Janayna Ávila. Foto: Acervo pessoal.
“Todo documentário é memória. Os filmes que escolhi oferecem um panorama importante de lugares, personagens e práticas culturais de Alagoas e do Nordeste do Brasil. Fico feliz que agora os filmes estão acessíveis. “, justifica a jornalista.
_
 
Gostou da curadoria da Janayna Ávila? Clique aqui e acompanhe a série!
 

1 Comentário em Janayna Ávila indica

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*