Mostra IP movimenta espaço cultural da Ufal com debates, vídeos e performances

Texto: Alagoar. Imagens: Divulgação.

Pelo segundo ano consecutivo, os maceioenses poderão prestigiar um evento que nada tem de convencional. A Mostra Nacional de Vídeo sobre Intervenções e Performances, ou simplesmente Mostra IP, está em sua quarta edição e realizará atividades em 27 cidades brasileiras de 15 estados.

Em Maceió, o evento acontece hoje (15) e amanhã (16), no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinumbu, Centro, entre as 14h e as 21h.

“A Mostra é uma ação colaborativa que reúne mais de 100 coletivos do país que atuam no campo da intervenção urbana e da performance. Em cada cidade ela tem formatos diferentes. Além da exibição dos vídeos, acontecerá rodas de conversas, experimentações artísticas, oficinas, vivências e intercâmbios”, explica a fotógrafa e performer Pam Guimarães, uma das produtoras da IP em Alagoas.

Criada em 2012 pelo Coletivo Camaradas na cidade do Crato, na região do Cariri, estado do Ceará, a Mostra IP vem se consolidando como importante ação no cenário nacional por democratizar o registro dos trabalhos de performance e intervenção urbana e por possibilitar o contato entre artistas e coletivos de diversas regiões brasileiras. Em Maceió, o evento conta com o suporte do CARETA Coletivo .

Pam Guimarães
A fotógrafa e performer Pam Guimarães, uma das produtoras da Mostra IP em Alagoas (Foto: acervo pessoal)

Segundo Guimarães, os vídeos que compõem a programação deste ano foram enviados de todo o território nacional e de três países diferentes. As produções são disponibilizadas para o público em plataformas como Youtube e Vimeo, possibilitando a difusão de trabalhos audiovisuais, registros de performances e intervenções urbanas e promovendo a troca de saberes e formação de redes colaborativas e de sobrevivência entre grupos artísticos. Neste ano, não foram aprovados vídeos de Alagoas na Mostra, mas alguns grupos e artistas enviaram inscrições.

Para o sábado, está reservado na programação um espaço de debate envolvendo artistas locais. A mesa “Processos Criativos em Performance” tem início às 14h, e será composta pelos provocadores Bruno Alves, Mary Vaz, Manuel Vitor, Everlane Moraes, Davi Farias e Pam Guimarães, além dos performers Vitor Leão e Avandy Frazão.

Todas as atividades da Mostra IP têm entrada gratuita.

Serviço

O quê: IV Mostra Nacional de Vídeo sobre Intervenções e Performances
Onde e quando: No Espaço Cultural da Ufal, na Praça Sinumbu,  Centro, hoje (15) e amanhã (16), entre as 14h e as 21h.
Entrada gratuita
Mais informações: pamguimaraespam@gmail.com

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*