Quem somos

Alagoar é uma iniciativa independente voltada à preservação da memória, à difusão e à formação audiovisual, com foco no audiovisual alagoano. Criada em 30 de março de 2015 pelas co-idealizadoras Amanda Duarte e Larissa Lisboa, gerida com recursos próprios, e resignificada através de inúmeros trabalhos voluntários de pessoas colaboradoras. Neste site estão reunidas informações sobre obras locais, além de diversos outros conteúdos de difusão e registro do audiovisual brasileiro, e principalmente do audiovisual alagoano (confira o nosso Guia de acesso)

Realizadora de dois projetos aprovados em editais da Lei Aldir Blanc: “Webinário: Cultura e Cinema” contemplado no edital nº 18/2020 – Prêmio Vera Arruda e “Festival Alagoanes” contemplado no edital nº 20/2020 – Prêmio Professor Elinaldo Barros. Junto a Rotina Filmes, o Alagoar assina a realização da primeira temporada do podcast Fuxico de Cinema. Junto a Mostra Sururu de Cinema Alagoano foi lançado em 2023 o Mapeamento de Filmes Alagoanos com Recursos de Acessibilidade.

Abrigamos os textos elaborados pelas/os/es alunas/os/es: da Weboficina de Crítica, do Laboratório de Crítica Cinematográfica (Maceió) e da Oficina de Crítica Cinematográfica (Arapiraca). E coberturas de Mostras e Festivais de cinema brasileiro, elaborados por nosses/os/as colaboradores/as.

Este projeto e iniciativa nasceu como “Audiovisual Alagoas”, em 2008, a partir do trabalho de pesquisa e catalogação desenvolvido por Bruna Queiroz e Larissa Lisboa, que teve como base o livro Panorama do Cinema Alagoano (1983), de Elinaldo Barros (1946-2021). Em março de 2015, a iniciativa ingressou na sua fase digital, com o lançamento deste site. Foi em 30 de março de 2016, aniversário de um ano do nosso site, que anunciamos a nossa a primeira versão da nossa identidade visual como Alagoar, criada pela Núcleo Zero.

Além de apoiarmos o Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano e outras iniciativas locais, estamos presentes e atuantes em diversos outros espaços, firmando parcerias e realizando ações de difusão e formação, entre outras, graças ao trabalho colaborativo de pessoas realizadoras, pesquisadoras e entusiastas, que buscam contribuir para o fortalecimento e a democratização da produção audiovisual alagoana e para a preservação da memória social e cultural do nosso estado. 

Somos o Alagoar, a janela do audiovisual alagoano.

Saiba mais sobre como você pode colaborar com o Alagoar.

Amanda Duarte É artista e jornalista. É coidealizadora do alagoar.com.br (2015) e foi coordenadora de comunicação da iniciativa Alagoar como um todo (2015-2016). Colabora eventualmente com a iniciativa por meio de diferentes tipos de atividades.

Chico Torres é professor e músico. Revisa as críticas realizadas pelo Laboratório de Crítica Cinematográfica.

Elizabeth Caldas é roteirista e diretora, idealizadora da Rotina Filmes. É colaboradora do Alagoar e compõe a equipe do Fuxico de Cinema.

Emanuella Lima é jornalista. Escreve para o Alagoar.

Felipe Benício é escritor. Revisou alguns dos nossos textos.

Janderson Felipe é diretor e montador. Escreve para o Alagoar. Revisou críticas realizadas pelo Laboratório de Crítica Cinematográfica.

Jamerson Soares é jornalista. Escreve para o Alagoar.

Karina Liliane é produtora cultural e integra a nossa equipe de Pesquisa. Escreve para o Alagoar e revisa os textos de alguns de nossos colaboradores. Produtora do Festival Alagoanes.

Larissa Lisboa é coidealizadora, gestora, pesquisadora e produtora do Alagoar. Compõe a equipe do Fuxico de Cinema. Produtora do Webinário: Cultura e Cinema e do Festival Alagoanes.

Leonardo Amaral é diretor, roteirista e crítico. Escreve para o Alagoar e revisa as críticas realizadas pelo Laboratório de Crítica Cinematográfica.

Leonardo Hutamárty é diretor, roteirista e escritor. Escreve para o Alagoar.

Lucas Carvalho é jornalista. Escreve para o Alagoar.

Lucas Litrento é escritor, cineclubista, graduando de jornalismo. Escreve para o Alagoar.

Nilton Resende é poeta, professor, ator e pesquisador. Revisou alguns de nossos textos.

Paulo Silver é cineasta, diretor de fotografia e montador. Revisou textos para o Alagoar.

Pedro Krull é produtor e realizador audiovisual. Escreve para o Alagoar.

Rafhael Barbosa é jornalista e cineasta. É o criador e editor da série Cine Ping Pong.

Rastricinha Dorneles é atriz, diretora, produtora e roteirista, membra da Associação de Profissionais Trans do Audiovisual (APTA).  Escreve para o Alagoar.

Ronald Silva é artista das artes cênicas, da música e do audiovisual. É colaboradore do Alagoar e compõe a equipe do Fuxico de Cinema.

Rosana Dias é produtora cultural. Escreve para o Alagoar.

Roseane Monteiro é historiadora, produtora e pesquisadora do audiovisual alagoano. Escreve para o Alagoar e compõe a equipe do Fuxico de Cinema. Produtora do Festival Alagoanes.

Tatiana Magalhães é cineclubista. Revisa as críticas realizadas pelo Laboratório de Crítica Cinematográfica.

Thame Ferreira é cineclubista. Escreve para o Alagoar.

Contamos ainda com colaborações eventuais de fotógrafos, designers e afins, cujos créditos são atribuídos aos materiais produzidos.


Confira algumas notícias relacionadas às nossas ações:

2016
Alagoar se consolida como ponto de convergência do audiovisual alagoano (Alagoar)
Audiovisual Alagoas muda identidade visual e agora se chama “Alagoar” (Correio dos Municípios)
Catálogo digital reúne maior acervo de histórias e filmes produzidos em Alagoas (Agenda A)
Site independente divulga informações sobre as produções audiovisuais alagoanas (O Dia Mais)
Produção audiovisual alagoana ganha catálogo digital (4 Cantos Alagoas)

2018
Memória do Audiovisual Alagoano é tema de oficina na SBPC Cultural (UFAL)

2020
Alagoar comemora cinco anos e faz história (Mídia Caeté)
Em quarentena: redescobrindo o cinema de Alagoas (Gazeta de Alagoas)
261 filmes estão disponíveis gratuitamente online (Papo de Cinema)

2021
Festival Alagoanes celebra o centenário do cinema alagoano, está com inscrições abertas para filmes (7 segundos)
Alagoar é plataforma online dedicada ao audiovisual alagoano (Alagoas Boreal)
Alagoanes (Gazeta de Alagoas)
Festival Alagoanes celebra centenário do audiovisual em Alagoas (Alagoas 24 horas)
Filme dirigido por docente da Uneal está no Festival Alagoanês (Uneal)

2022
52 filmes alagoanos dirigidos por mulheres e disponíveis na internet (Gazeta de Alagoas/Gazetaweb)
Livro Celebra Centenário do Audiovisual em Alagoas (Gazeta de Alagoas)

2023
Cinema inclusivo: Mostra Sururu lança formulário inédito para mapeamento de filmes alagoanos com recursos de acessibilidade (Cada Minuto)