Repasse – 1ª reunião do Fórum Setorial (24/01/2016)

Foto: Larissa Lisboa (Audiovisual Alagoas)

A primeira reunião do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano foi realizada no dia 24 de janeiro de 2016, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, e teve como pautas os cursos do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE), o Núcleo de Produção Digital (NPD) e a Mostra Sururu de Cinema Alagoano de 2015.

O fórum elaborou uma lista de cursos organizada por ordem de prioridade, a ser encaminhada para o CANNE. O material demonstra as demandas mais urgentes de cursos do setor em Alagoas, de acordo com o consenso alcançado entre os agentes presentes: Direção de atores e interpretação cinematográfica, Produção Executiva, Desenho e captação de som, Direção de Fotografia, Assistência de direção, Maquiagem e efeitos visuais, Direção de produção, Roteiro, Direção de documentário, Direção e Direção de Arte. Foi apontada a necessidade de o CANNE ofertar cursos também em Arapiraca.

Já as discussões sobre o NPD, resultaram em encaminhamentos para a verificação, por parte do fórum, da disponibilidade/previsão de uso dos equipamentos e das condições técnicas do núcleo, que teve o seu funcionamento interrompido para que, de acordo com a atual gestão, fosse feito um inventário dos equipamentos.

Sobre a Sururu, ficou definido que em março será formada uma comissão que irá fazer uma proposta de reformulação do regulamento da mostra. O material deverá ser apresentado no mês de abril para votação em reunião do fórum.

As dificuldades enfrentadas pelo Arte Pajuçara e a necessidade de reunir os gerenciadores desse centro cultural e representantes do poder público para avaliação da possibilidade de convênios para contribuir com a manutenção do espaço também foram brevemente discutidas.

A reunião contou com a presença de profissionais que atuam na produção, na difusão e na formação Audiovisual em Alagoas. Analice Dantas, uma das pró-reitoras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), também participou do encontro e demonstrou a disponibilidade e o interesse da nova gestão da universidade em dialogar sobre o uso dos espaços da instituição para atividades relacionadas ao Audiovisual, o curso de Cinema previsto para a instituição e o Festival Universitário, entre outros.

A próxima reunião será realizada no dia 29 de fevereiro. O local ainda não foi confirmado.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*