Repasse – Reunião setorial de 20/12/2015

Foto: Mostra Sururu de Cinema Alagoano/Divulgação.

A reunião setorial do dia 20 de dezembro de 2015 foi realizada no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió, e integrou a programação da VI Mostra Sururu de Cinema Alagoano. Estiveram em pauta a organização do setor Audiovisual enquanto categoria profissional e a criação de um calendário de atividades (2016) para o mesmo.

Inicialmente, foi feito um breve repasse da reunião anterior (setembro), que havia deliberado a reestruturação da ABD&C/AL como prioridade para o setor. No entanto, alguns profissionais presentes lembraram que desde então a coisa ficou estagnada. Outros, citaram a complexidade histórica da discussão e da ação coletiva dos realizadores e demais profissionais do Cinema em relação à ABD&C/AL.

A ideia da criação de um fórum que constitua um espaço horizontal de discussão e construção para o Audiovisual alagoano foi retomada, debatida e apoiada pela maioria unânime de profissionais presentes na reunião. Assim, foi decidida a criação de um fórum setorial permanente, que, conforme citado por participantes da reunião, não impossibilita o mantimento ou sequer a criação de associações e demais instâncias representativas para o setor.  O fórum deverá reunir pessoas que atuam no setor Audiovisual em Alagoas.

O calendário 2016 (do fórum) foi criado a partir das pautas indicadas na reunião: Núcleo de Produção Digital (NPD), cursos do CANNE, Festival de Cinema Universitário de Alagoas, Editais do Audiovisual, Semana do Audiovisual (SEDA), Preservação de espaços destinados ao Cinema e Mostra Sururu. Ficou definido que as reuniões ordinárias ocorrerão mensalmente, na penúltima semana de cada mês, sendo que a de janeiro está prevista para o dia 24 (domingo). Clique aqui para visualizar o calendário.

Foi encaminhada a verificação de disponibilidade de alguns locais (Unit e Sesc) para a realização da reunião. Também foi confirmada a disponibilidade da sede do coletivo Popfuzz, para o caso de não ser possível a realização da reunião num local de mais fácil acesso.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*