Skate na tela, cinema na pista

“Banks” é o nome de um tipo de pista de skate que tem o formato de piscina. Esse também é o nome do documentário alagoano que foi lançado em janeiro deste ano e que terá nova exibição pública neste sábado (11), no lugar onde foi filmado: a Praça Muniz Falcão, em Maceió.

Praça Muniz Falcão? Sim. E não… Sabe a Praça do Skate? É essa! O curta metragem independente dirigido pelo jornalista Glecio Rodrigues conta a história do local que abriga a pista banks mais antiga da cidade e que tornou-se um dos maiores símbolos da cultura skatista local, tendo, inclusive, seu nome oficial apagado do consciente popular. No filme, quem narra essa história são, principalmente, esportistas que utilizam ou já utilizaram a pista.

O diretor do documentário afirma que a exibição deste sábado será um momento especial para quem faz parte dessa construção cultural urbana.

“Tenho sido cobrado por skatistas, em relação a uma exibição na praça, desde o lançamento do filme. Finalmente, ela vai acontecer, e faz parte de um evento que também vai contar com demonstrações de manobras de skate e com a apresentação da Macaco Sound System, uma das bandas que participam da trilha sonora do vídeo”, explica Glecio, que também é diretor do documentário “Fandango do Pontal da Barra”.

As atividades terão início às 15h. A Praça do Skate está localizada no bairro de Ponta Verde.

 

Por Amanda Duarte (Audiovisual Alagoas)

Sobre Amanda Duarte

Colaboradora.