10 anos: Alagoar

Texto e imagem: Larissa Lisboa
Atualizado em 03/04/2025

Há uma década Larissa Lisboa e Amanda Duarte combinaram de lançar o Alagoar no dia 30 de março, como quem combina de começar um novo projeto e escolhe uma segunda-feira. 

Elas se propuseram co-idealizar juntas um site que abrigasse o mapeamento da produção audiovisual alagoana, que havia sido iniciado por Bruna Queiroz e Larissa Lisboa no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação de jornalismo da UFAL apresentado em 2008, Produção Audiovisual Alagoana – catálogo e análise. Se deram mais ou menos um mês para concretizar a proposta que semearam do que poderia caber naquela janela do audiovisual alagoano além do catálogo das produções audiovisuais alagoanas. 

Inicialmente foram criadas entrevistas, curadorias, compartilhadas divulgações, e aos poucos foi se ampliando o espaço imaginado por elas a partir das pessoas colaboradoras que começaram a somar com o projeto após o seu lançamento.

Amanda trabalhou voluntariamente no Alagoar na coordenação de comunicação entre 2015 e 2016. Manteve-se como colaboradora eventual junto a esta iniciativa em diferentes tipos de atividades, entre elas idealizando e criando o espaço Assista Online em 2023 e criando identidades visuais para as temporadas do Fuxico de Cinema em 2021 e 2025.

Larissa é a pessoa responsável pela manutenção do Alagoar nesta década de resistência, tendo atuado como assessora de comunicação, produtora, design, pesquisadora, revisora, além de gestora do projeto.

Em 2022, Larissa criou o Guia de Acesso para buscar facilitar a visibilização dos conteúdos abrigados pelos espaços do Alagoar (site, Youtube e Instagram), e também para minimamente reconhecer as limitações de navegabilidade do site.

Como forma de celebrar os cinco anos do Alagoar Larissa escreveu um texto que foi publicado no Mídia Caeté refletindo sobre a trajetória do projeto até aquele momento. Para celebrar os dez anos, Larissa se propôs a criar uma série em seu canal do Youtube que chamou de 10 anos: Alagoar por Larissa Lisboa, que inicialmente conta com cinco episódios.

Como evento de celebração dos 10 anos do Alagoar será realizado um bate-papo no dia 31 de março de 2025 às 20 horas no Youtube do Alagoar, com mediação de Allexandrea Constantino, e com as pessoas convidadas Amanda Duarte, Marina Bonifácio, Nilton Resende e Rosana Dias, para contar um pouco sobre o audiovisual alagoano, sobre a jornada trilhada pelo Alagoar e pela pessoas convidadas nesta última década.

Para simbolicamente representar o trabalho que foi construído por Amanda, Larissa e por todas as pessoas colaboradoras deste projeto foi esboçada esta linha do tempo reunindo algumas das ações e parcerias que aconteceram entre 30 de março de 2015 e 30 de março de 2025. Caso observe que faltou inserir alguma ação ou parceria na linha do tempo dos 10 anos do Alagoar nos informe nos comentários abaixo, pelo Instagram ou pelo e-mail audiovisualagoas@gmail.com.

Alagoar é uma iniciativa independente colaborativa voltada à preservação da memória, à difusão e à formação audiovisual, com foco no audiovisual alagoano. Criada e mantida com recursos próprios, e resultados de inúmeros trabalhos voluntários. Você pode colaborar com o Alagoar na medida que lhe for possível. Desejamos receber propostas que visem somar aos espaços e trabalhos (alinhadas e/ou inovadoras), e desejamos também receber textos e releases sobre o audiovisual brasileiro, e principalmente sobre o audiovisual alagoano.

  

Linha do tempo – Alagoar (2015-2025)

 

2015 

30 de março – Lançamento do site pelo perfil do Facebook

maio – publicação da primeira curadoria proposta por uma pessoa colaboradora

julho – publicação da primeira entrevista criada por pessoas colaboradoras

 

2016 

30 de março – Evento de aniversário de um ano + lançamento da identidade visual criada pela Núcleo Zero

31 de março – início do repasse de informações através dos formulários de cadastro de profissionais, obra audiovisual, produtora, projeto, publicação on-line e cineclube

abril – Alagoar se consolida como ponto de convergência do audiovisual alagoano (por Rafhael Barbosa)

 

2017 

setembro – primeira cobertura de festival de cinema criada por pessoa colaboradora

junho – 2 mil seguidores no Facebook

dezembro – início da parceria com o Laboratório de crítica cinematográfica para publicação e divulgação do textos criados pelas pessoas alunas

 

2018 

julho – oficina: Alagoar e o registro da memória do Audiovisual Alagoano no SBPC Cultural no Campus A.C. Simões

dezembro – Contemplado com o Prêmio Acessibilidade e Registro do Audiovisual no Prêmio Identidade Alagoana De Resistência 

 

2019

março – criação do perfil do Instagram

15 de abril – 244 filmes alagoanos on-line

novembro – custeio para acompanhamento e cobertura da Mostra Sesc de Cinema em Paraty-RJ

dezembro – acompanhamento do júri popular da Mostra Sururu de Cinema Alagoano

 

2020

março – lançamento de nova versão da identidade visual criada e atualizada pela Núcleo Zero como comemoração dos 5 anos 

           – Pedro Krull entrevistou Larissa Lisboa na live de aniversário dos 5 anos

           – Alagoar comemora cinco anos e faz história (por Larissa Lisboa)

           – 261 filmes estão disponíveis gratuitamente online (Papo de Cinema)

abril – início da série lugares da atuação

abril a dezembro – lives sobre o audiovisual alagoano

outubro/novembro – mostra quilombo convida (parceria com o Mirante Cineclube)

 

2021

janeiro – 324 filmes alagoanos on-line

fevereiro – Webinário Cultura e Cinema (contemplado na LAB)

março a maio – Festival Alagoanes (contemplado na LAB)

julho a novembro – 1ª temporada do Fuxico de Cinema

agosto – Webinário “Teatro & Audiovisual Alagoano – encenando e tecendo reflexões” (parceria com a ETA/UFAL)

novembro – parceria com a Weboficina de crítica cinematográfica para publicação e divulgação do textos criados pelas pessoas alunas

 

2022 

março – 52 filmes alagoanos dirigidos por mulheres e disponíveis na internet (Gazeta de Alagoas/Gazetaweb)

maio – parceria com a oficina de crítica cinematográfica (Arapiraca) para publicação e divulgação do textos criados pelas pessoas alunas

agosto – Guia de Acesso

novembro – lançamento do e-book “Festival Alagoanes: 100 anos de Audiovisual em Alagoas”

dezembro – oficina Chamada aberta Alagoar no Circuito Penedo de Cinema (patrocinada pelo Sebrae Alagoas)

     – Livro Celebra Centenário do Audiovisual em Alagoas (Gazeta de Alagoas)

 

2023

junho – lançamento da página Assista online

agosto – Mapeamento de filmes alagoanos com recursos de acessibilidade (parceria Mostra Sururu de Cinema Alagoano)

setembro – parceria com a oficina de crítica cinematográfica (Arapiraca) para publicação e divulgação do textos criados pelas pessoas alunas

               – 168 profissionais alagoanos cadastrados

 

2024

fevereiro – Bate-papo Cinematografias trans

março – lançamento das coluna Cine Fialho e Críticas Transcinematográficas

abril – 401 filmes alagoanos on-line

outubro – Mapeamento de ações formativas que criaram filmes alagoanos (contemplado na LPG)

2025

março – Bate-papo 10 anos: Alagoar

Sobre Larissa Lisboa
É coidealizadora e gestora do Alagoar, compõe a equipe do Fuxico de Cinema e do Festival Alagoanes. Contemplada no Prêmio Vera Arruda com o Webinário: Cultura e Cinema. Pesquisadora, artista visual, diretora e montadora de filmes, entre eles: Cia do Chapéu, Outro Mar e Meu Lugar. Tem experiência em produção de ações formativas, curadoria, mediação de exibições de filmes e em ministrar oficinas em audiovisual e curadoria. Atuou como analista em audiovisual do Sesc Alagoas (2012 à 2020). Atua como parecerista de editais de incentivo à cultura. Possui graduação em Jornalismo (UFAL) e especialização em Tecnologias Web para negócios (CESMAC).

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*