11ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano (2020)

A 11ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano foi realizada on-line, de 14 a 19 de dezembro de 2021. Contou com 73 obras audiovisuais inscritas e 30 selecionadas, divididas entre Mostra Oficial – Filmes do Fim do Mundo e a Mostra Especial – Filmes das Margens. A única ação que foi realizada presencialmente foi a oficina Imersões performativas: corpos políticos em deriva com Mawusi Tulani.

Foi a primeira edição da realizada virtualmente. Estava prevista sua realização presencial mas foi adaptada para ser on-line com exibições pelo site da Mostra Sururu, devido a pandemia de COVID 19.

Foram transmitidos ao vivo e estão disponíveis on-line os diálogos Mostra Sururu de Cinema Alagoano: identidades, trajetórias e perspectivas e Encontro Animal – animações em isolamento, junto as mesas do Mercado da Produção: distribuição de curtas com Selva Independente e La Ursa Cinematográfica, o realizador e o mercado e desenvolvimento de projetos. Também foram realizados e estão disponíveis os debates com os representantes dos filmes que compuseram a 11ª edição da Mostra.

Outra ação formativa realizada on-line e mediante inscrição gratuita  foi o Laboratório de Crítica Cinematográfica. O Mirante Cineclube foi responsável pelo Laboratório, acompanhando os participantes e revisando os textos escritos durante esta edição da Mostra.

Esta edição homenageou a realizadora e produtora cultural, Dalva de Castro (in Memoriam), primeira mulher a ser homenageada pela Mostra Sururu.

A Mostra teve realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano e contou com a produção da Cacto Facto e o patrocínio do Sebrae Alagoas, além do apoio do Mirante Cineclube, Casa Sede, Casa Mutum, Cinepopéia, Restaurante Lua Cheia, Restaurante Serafim, Caatinga Rocks, Galpão 422 e Animal Coletivo.

Carta da Curadoria

SELECIONADOS

MOSTRA OFICIAL — Filmes do Fim do Mundo (Competitiva)

À espera de um milagre: relatos de sonhos perdidos de frente para a lagoa, 2019, Documentário, 5’59”, Géssika Costa e Vitor Beltrão, Maceió
À Sombra do Vírus, 2020, Ficção, 08’54”, Fabinho Oliveira, Maceió
A Três Andares, 2020, Doc-Ficção, 6’56”, Bruca Teixeira, Maceió
Agridoce, 2020, Experimental, 03’05”, Nereu Ventura, Maceió
Bem no Fundo das Retinas, 2020, Documentário, 13’26”, Mik Moreira, Maceió
Círculos, 2020, Experimental, 02’15”, Lucas Litrento, Maceió
Encanto Desencanto Encanto, 2020, Ficção, 14’32”, Ulisses Arthur, Viçosa
FILME _URGÊNCIA_CORTE 1, 2020, Documentário, 12’40”, Paulo Silver, Maceió
Marcas de Expressão – O Reflexo da Vida nas Ruas, 2020, Documentário, 16’31”, Luan Macedo e Valesca Macedo, Maceió
Marolas, 2020, Experimental, 6’38”, Celso Brandão, Maceió
Mulher Pandêmica, 2020, Experimental, 13’30”, Luiza Leal, Maria França, Mirella Pimentel, Tayná Nogueira y Yolanda Ribeiro, Maceió
Nunca Olvidar, 2020, Experimental, 2’50”, Oriana Perez, Maceió
O abraço logo vem, 2020, Animação, 2’09”, Paulo Accioly, Maceió
Subsidência, 2020, Híbrido, 07’11”, Beatriz Vilela e Marcus José, Maceió
Visão das grotas, 2020, Documentário, 23’02”, Direção Coletiva, Maceió

MOSTRA ESPECIAL – Filmes das Margens (não competitiva)

A Ilha Mágica, 2020, Documentário, 3’00”, Rafhael Barbosa, Ilha do Ferro
À margem, 2019, Documentário, 13’00”, Tarcísio Ferreira, Arapiraca
Ainda Te Amo Demais, 2020, Documentário, 21’00”, Flávia Correia, Maceió
Cajá dos Negros, 2020, Documentário, 11’23”, Israel Oliveira, Batalha
Estação Aquarius, 2019, Documentário, 13’47”, Direção Coletiva, Maceió
Feirinha, 2019, Documentário, 13’13”, Maysa Reis, Maceió
Jacaré, 2019, Ficção, 7’34”, Bruno Ravagnolli, Penedo
Jegada, 2019, Documentário, 9’41”, Celso Brandão, Maceió
Meu Lugar, 2019, Documentário, 9’49”, Larissa Lisboa, Maceió
O Nagô e o tempo, 2020, Documentário, 24’00”, Luiz Henrique Carvalho, Maceió
O Que Meu Corpo Fala, 2020, Experimental, 11’20”, Valéria Nunes e Glauber Xavier, Marechal Deodoro
O retirante, 2020, Documentário, 15’00”, Tarcísio Ferreira, Arapiraca
Oásis, O Berço da Esperança, 2020, Documentário, 11’55”, Lisandra Santos, Palmeira dos Índios
Raiar, 2020, Documentário, 13’33”, Wéllima Kelly e Wagno Godez, Arapiraca
Um passo para as Estrelas, 2020, Documentário, 3’00”, Danilo Souza, Maceió

Filme Convidado
Cavalo, 2020, Documentário, 85′, Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti, Maceió


CURADORIA

Janderson Felipe, Joelma Ferreira e Rosana Dias.


JÚRI OFICIAL

 Thamires Vieira (BA) – Diretora e produtora. Estudou cinema na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e atua há oito anos no mercado audiovisual, realizou como produtora muitos curtas e participou de longas e séries na função de diretora de produção e assistente de direção. Atualmente trabalha no lançamento de um novo curta “Nunca pare na Pista” 2021 e também se prepara para  assinar a produção do seu primeiro longa metragem “Não Estamos Sonhando” que será rodado em Alagoas.

Gabriel Martins (MG) – Nascido em Belo Horizonte e radicado na periferia de Contagem, graduou-se na Escola Livre de Cinema/BH e em Comunicação Social com Habilitação em Cinema e Vídeo, em 2010, no Centro Universitário UNA. É sócio fundador da produtora Filmes de Plástico, junto a André Novais Oliveira, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia. Dentre os seus principais trabalhos como diretor estão os curtas “Rapsódia para o Homem Negro”, “NADA” e o longa-metragem “No Coração do Mundo” (codirigido por Maurilio Martins).

Beth Sá Freire (SP) – Desde 2001, atua como Diretora-Adjunta do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, responsável e curadora dos seus programas especiais, que envolvem retrospectivas, homenagens, apresentação de mostras provenientes do exterior como Semana da Crítica de Cannes e , também a Quinzena dos Realizadores. Consultora do Festival de Oberhausen e Colaborada da Semana da Crítica de Cannes. Funcionou como Curadora do FIM- Festival Internacional de Mulheres, realizado em São Paulo, em julho de 2018. Compôs diversos grupos de seleção de projetos para Editais da Petrobras, Ministério da Cultura, Secretária Estadual de Cultura de São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Atuou como membro do júri em mais de 50 festivais de cinema no Brasil e no Exterior, como Berlinale, Short Shorts, Zinebi, Wintherthur, Minimalen e outros. Filmando o seu primeiro longa-metragem o documentário “Trem da Utopia”., uma co-produção Brasil Itália.


PREMIAÇÃO

MELHOR FILME

Encanto Desencanto Encanto, 2020, Ficção, 14’32”, Ulisses Arthur, Viçosa

“O curta de Ulisses Arthur consegue ir além dos códigos esperados para a temática em questão se reter apaixonadamente à imagem de sua família e as possibilidades a partir dos rostos, do ofício e da passagem do tempo. Cada plano examina com calma o espaço e o movimento e assume, sem pudor, referências românticas de representação. Um filme contextualizado mas que emana sensações para além das prisões da nossa situação global atual, sendo uma manifestação potente do que o cinema alagoano e brasileiro pode ser.”

CONTRIBUIÇÃO POLÍTICA

À espera de um milagre: relatos de sonhos perdidos de frente para a lagoa, 2019, Documentário, 5’59”, Géssika Costa e Vítor Beltrão, Maceió

“Não se tem e se sabe, quem mora aqui não é lixo. O #ficaemcasa não funciona. A espera de um milagre se destaca dentro do conjunto de “filmes pandêmicos” por nos permitir ver e ouvir. A montagem, os personagens, a vinheta de fundo, a consciência e resiliência da comunidade que resiste sobrevivendo a muito tempo em estado de emergência que vai além da atual crise sanitária. O filme recebe o prêmio de contribuição política por não se esgotar nas promessas do agora.”

CONTRIBUIÇÃO ARTÍSTICA

Círculos, 2020, Experimental, 02’15”, Lucas Litrento, Maceió

“Um depoimento artístico cheio de inventividade sem ser indiferente ao espaço-tempo, assumindo com destreza uma estética própria e um conjunto de referências que nos tira do lugar individual, é o que Lucas Litrento consegue fazer em Círculos em que nos apresenta seu irmão, assim aproximando o mundo que se confere passado presente e futuro.”

MELHOR PERFORMANCE

Visão das grotas, 2020, Documentário, 26’57”, Direção Coletiva, Maceió

“Aos personagens de Visão das Grotas.

Este prêmio plural reforça a importância da coletividade enquanto construção de um projeto social cinematográfico. Neste caso, um personagem levanta a bola para o outro e conseguem, por fim, se completar. O filme elogia a existência destas pessoas e convoca o público e a política para olhar e reconhecer estas vidas, suas perspectivas e potências.”

PRÊMIO OLHAR CRÍTICO

Subsidência, 2020, Híbrido, 07’11”, Beatriz Vilela e Marcus José, Maceió

“Nós, do júri crítico, formado pelo laboratório de crítica cinematográfica dessa 11ª edição da Sururu, ficamos encarregados de premiar um filme da Mostra Competitiva na categoria “Olhar Crítico”. Corroborando com o olhar da curadoria e em razão do contexto pandêmico que se faz urgente relatar e denunciar as dificuldades enfrentadas nesse período, decidimos premiar, por apresentar caráter híbrido ao conjugar aspectos ficcionais, políticos e documentais, denunciando a realidade retratada, pela relação complementar entre o som, o silêncio e a imagem, além da representatividade feminina na direção, o filme “Subsidência”.”

PRÊMIO DO JÚRI POPULAR

Visão das grotas, 2020, Documentário, 26’57”, Direção Coletiva, Maceió