Texto: Assessoria de imprensa do Brlab. Imagens: Divulgação.
Edição inédita selecionou onze projetos alagoanos e dá início às atividades de formação no final de março.
O BrLab Arapiraca anuncia os selecionados para a realização da edição inédita em Alagoas do laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais que promoverá um intensivo momento de formação com profissionais do cinema local e nacional com o objetivo de aprimorar as propostas dos alagoanos e proporcionar melhores condições de realização destes produtos cinematográficos. Realizado em formato online, durante o período de 22 de março até 09 de abril de 2021, o laboratório abordará em sua grade de formação os aspectos que vão do roteiro, direção, produção até a negociação com players do mercado audiovisual.
Foram onze projetos selecionados, de 6 municípios alagoanos, sendo eles: Arapiraca, Maceió, Satuba, Teotônio Vilela, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema. Uma iniciativa pioneira e inédita para Alagoas e principalmente para o interior do Estado que recebe esta edição do BrLab e capacita os profissionais do audiovisual alagoano para se dedicarem a um novo patamar de realização. “A partir do laboratório vamos entender o que funciona, quais caminhos estamos indo, e experimentar. Trabalhar com as pessoas do interior, essa interlocução é muito importante. E principalmente, por ver temas como esses (ficção científica) partindo do interior e utilizando todas as ferramentas que tem no interior, como cenários, histórias, culturas, e brincar, né? com a tecnologia. E essa questão regional para mim é muito massa. Estou feliz e entusiasmada.” comentou Renah Berindelli, produtora do projeto de longa-metragem Os invasores.
Profissionais estreantes também vão dispor de uma oportunidade única, como relatou a diretora e roteirista do projeto de curta-metragem O canto, Isa Magalhães, também selecionado para o BrLab Arapiraca: “É muito especial para gente essa participação no laboratório, porque esse curta está sendo desenvolvido há muito tempo e ele foi contemplado no edital da ANCINE aqui em Arapiraca e vai começar a rodar em breve (eu espero) e participar do laboratório antes de começar a gravar vai ser uma contribuição muito grande pra gente. Porque, eu e Bella, somos estreantes como diretoras e roteiristas, e O canto é bem especial pra gente.” afirmou a realizadora.
A programação é intensa mas de extrema importância para o desenvolvimento do cinema de Alagoas, Segundo Guilherme César, realizador alagoano e idealizador do BrLab Arapiraca: “Eu espero que o Brlab Arapiraca colabore com uma pequena, mas importante parte, nesse processo de fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual alagoano. Que diferente de quando eu comecei, não é mais uma utopia impossível. Pensar em um audiovisual e em um cinema alagoano. De Alagoas para o mundo. Artisticamente potente e comercialmente atrativo. Este é o objetivo deste laboratório e que seja uma primeira de várias edições não só para o interior do Estado mas também para a capital que já tem uma edição prevista”, declarou.
Os projetos selecionados e seus representantes participarão de imersivas formações com profissionais do audiovisual brasileiro. Nomes como os dos alagoanos René Guerra, Rafhael Barbosa e Ulisses Arthur, bem como o dos produtores Mariana Brasil, Beatriz Carvalho e Rafael Sampaio que serão consultores durante o período do laboratório. Além dos mentores que acompanharão os projetos selecionados durante o laboratório teremos atividades com profissionais convidados que vão abordar suas experiências no mercado audiovisual. Essas atividades serão abertas ao público e realizadas por meio da plataforma online Zoom. Para participar, os interessados devem se inscrever previamente no site do BrLab. São elas:
30/03 – Estudo de Caso: Café com Canela (Glenda Nicácio e Ary Rosa) “Da ideia até a comercialização”.
31/03 – Palestra: De Campina Grande para o Mundo: a experiência da Vermelho Profundo com Ramon Porto Mota.
01/04 – Estudo de Caso: “A Morte Habita à Noite” (Leonardo Mecchi e Eduardo Morotó).
05/04 – Palestra: A trajetória da Carnaval Filmes e Rec Produtores – Nara Aragão e João Junior.
O BrLab Arapiraca foi um dos projetos selecionados pelo Edital de Fomento ao Audiovisual lançado no final de 2019 pela Prefeitura de Arapiraca em parceria com a Agência Nacional do Cinema – ANCINE. O fomento ao setor é fruto direto de uma política pública estratégica e estruturante: os “Arranjos Regionais” que promoveram uma importante descentralização e democratização de acesso ao financiamento público para desenvolvimento do setor audiovisual no Brasil nos últimos anos, para além do eixo Rio-São Paulo.
CONHEÇA TODOS OS PROJETOS SELECIONADOS PARA O BRLAB ARAPIRACA:
GLORIA
Arapiraca
Direção: Wagno Godez
Produção: Beatriz Vilela
OS INVASORES
Arapiraca
Direção: Leandro Alves
Produção: Renah Berindelli
MENINO BOIADEIRO
Arapiraca
Direção: Wéllima Kelly
Produção: Izabella Barbosa
RÁDIO SERTÃO FM
Santana do Ipanema
Direção: Samuel Cabral
Produção: Octávio Lemos
AS CINZAS DE GRACILIANO RAMOS
Palmeira dos Índios
Direção: Ailton da Costa
Produção: Gabriela Araújo
O OCEANO DE DÁLIA
Maceió
Direção: Jasmelino de Paiva
Produção: Amanda Môa
SEM AS MÃOS
Maceió
Direção: Leonardo Amorim
LOVE IS LOVE
Maceió
Direção: Paulo Silver
Produção: Pedro Krull
O CANTO
Arapiraca
Direção: Isadora Magalhães
Produção: Alessandra Moretti
BEIJO ENCARNADO
Teotônio Vilela
Direção: Claudemir Cloud
AJUDE OS MENOR
Satuba
Direção: Janderson Felipe
Produção: Lucas Litrento
Leave a Reply