Texto: Assessoria Céu Vermelho Fogo Filmes. Imagens: Ulisses Arthur.
Jovens maragogienses aguardam ansiosamente pela noite de 14 de dezembro, quando serão lançados os filmes Grito D’água (dir. Romitinho e Igor Lira), A Descoberta (dir. Vitor Alves) e Pretinha (dir. Yohana Fideles e Henrique Mota) realizados como resultado do Curso Livre de Cinema do Cine do Mangue, os trabalhos serão lançados em exibição aberta e gratuita na praça de eventos de Maragogi a partir das 18 horas.
Entre setembro e novembro foram realizadas oficinas com mais de cinquenta alunos através do Curso do Cine do Mangue reunidos em três turmas, atendendo também moradores dos bairros de São Bento (praia de São Bento) e Barra Grande (praia de Barra Grande), com patrocínio da prefeitura de Maragogi por meio da Coordenadoria da Juventude e a parceria da Secretaria de Educação.
O Curso Livre de Cinema Cine do Mangue é um curso introdutório que tem o objetivo de apresentar as fases de realização de um filme, misturando a teoria com a prática, com exercícios que colaborem para a construção de uma obra audiovisual como resultado desta ação formativa. Nesta primeira edição foram realizadas as oficinas: Linguagem Cinematográfica (Ulisses Arthur), Roteiro (Ulisses Arthur e Beatriz Vilela), Atuação para Cinema (Wanderlândia Melo), Fotografia (Flávia Correia e Amanda Môa), Arte (Lucas Cardoso), Direção Cinematográfica (Nuno Balducci), Som (Samuel Fernando), Produção Cinematográfica (Roseane Monteiro) e Montagem (Paulo Silver).
Nos meses de Curso, os alunos tiveram um vasto panorama de possibilidades que se expandem através do cinema, tanto como possibilidade de reflexão sobre assuntos da nossa sociedade até mesmo a compreensão desta arte como possibilidade profissional que se dilata e se apresenta de inúmeras maneiras. A experiência de gravar o trabalho final colocou os jovens num contexto de set de filmagem e trabalho coletivo, tornando o processo criativo plural e a aprendizagem compartilhada.
Sobre o Cine do Mangue
Cine do Mangue é uma plataforma de educação, sensibilização e mobilização social através do cinema e das mídias audiovisuais criada pela produtora audiovisual Céu Vermelho Fogo Filmes.
Um projeto móvel e com braços, tal qual um caranguejo que povoa a lama, se adapta aos desafios e contextos dos territórios por onde transita, como as raízes das árvores. Realizando cursos, oficinas e ações de difusão, este projeto nasceu em território alagoano, desejante por alagar e fertilizar os solos mais áridos da nossa imaginação coletiva.
Leave a Reply