Festival Aqualtune transforma Serra da Barriga em sala de cinema afrofuturista

Texto: Assessoria Festival Aqualtune

O Festival Aqualtune de Cinema e Afrofuturismo recebe o diretor angolano Fradique, realizador do filme “Ar Condicionado”, para uma sessão especial e gratuita, seguida de debate. O longa-metragem será exibido nesta quarta-feira (16), às 19h, no Centro Cultural Arte Pajuçara e faz parte de uma programação que conta com 19 filmes de 6 países.

Com passagem pelos festivais de Roterdã, Sidney, Friburgo, Taipei, Dublin e muitos outros, ‘Ar Condicionado’ conta uma história que se passa em meio a uma crise de quedas misteriosas de aparelhos de ar condicionado na capital angolana. Nesse contexto, cabe ao protagonista, o segurança Matacedo, levar um para seu chefe até o final do dia.

‘Ar Condicionado’ estreou mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Roterdã e já foi exibido em em mais de 40 festivais de cinema, recebeu seis prêmios internacionais, com destaque para o Prêmio do Júri de Melhor Longa-Metragem no Luxor African Film Festival (Egito), um dos maiores festivais de cinema da África.

O Festival Aqualtune promove, além dessa e de outras sessões seguidas de bate-papo com realizadores, uma série de oficinas, espetáculos de projeção mapeada, mostra de realidade virtual e filmes de Cabo Verde, Angola, Cuba, Panamá, Brasil e Caribe. A programação completa acontece entre os dias 11 e 20 de novembro em Maceió e em União dos Palmares e pode ser conferida pelo site: www.festivalaqualtune.com.br.

SOBRE O DIRETOR

Fradique é um cineasta angolano, nascido e criado em diferentes edifícios antigos no centro de Luanda. Para ele, fazer filmes é um processo sensível de partilha e descoberta, um trabalho coletivo e multifacetado. Foi com esse desejo coletivo que o realizador fundou a produtora Geração 80, em 2010, com Jorge Cohen e Tchiloia Lara.

Desde então, seus filmes foram exibidos em vários festivais internacionais e ele ganhou com o documentário “Independência” (2015) o Prêmio Nacional de Arte e Cultura na categoria Cinema em Angola.

Em sua trajetória como diretor, também dirigiu música vídeos para vários artistas, Aline Frazão, CFK ou Nástio Mosquito. Fez o programa de residência na Berlinale Talent Campus (2011) e Roteiro Realness Residência (2017).

SOBRE O FESTIVAL AQUALTUNE

Evocando a imagem da guerreira Aqualtune, líder quilombola à frente do Quilombo dos Palmares, o Festival Aqualtune de Cinema e Afrofuturismo resgata o passado de resistência do território para provocar a mirada de um novo imaginário.

O festival propõe uma conexão com as raízes negras do Estado. Seu escopo promove uma conexão entre a capital alagoana e a Serra da Barriga, patrimônio histórico da América Latina, em União dos Palmares. As exibições de filmes e atividades formativas serão realizadas nesses dois pólos. Um verdadeiro mergulho no imaginário negro alagoano, promovendo uma experiência por meio da história local ao fazer do maior quilombo histórico uma sala de cinema.

As reflexões acompanham o festival com diversas oficinas, minicursos, masterclasses e a presença de pensadoras e pensadores de destaque do cinema negro brasileiro, reunídos para um momento de estudo e imersão nas trajetórias afrodiaspóricas a partir da perspectiva alagoana.

A programação vai trazer sessões especiais de cinema africano, ações formativas, apresentações artísticas e debates, fazendo uma grande celebração da negritude em Alagoas através do audiovisual.

O festival Aqualtune tem realização do estúdio Núcleo Zero, com financiamento da Agência Nacional de Cinema por meio de edital lançado em 2019 pela Fundação Municipal de Ação Cultural – FMAC prefeitura de Maceió. O evento conta com parceria da La Ursa Cinematográfica, do projeto Vamos Subir a Serra, do Mirante Cineclube e do Sebrae Alagoas.

SERVIÇO

O quê: Diálogos Internacionais com Fradique (Ar Condicionado)
Quando: 16 de novembro, às 19h
Entrada: gratuita
Mais informações: www.festivalaqualtune.com.br

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*