A V Mostra Sesc de Cinema foi realizada pelo Sesc Alagoas com atividades gratuitas em cinco cidades alagoanas (Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Teotônio Vilela e Santana do Ipanema), como oficinas e sessões de exibição dos 13 filmes do Panorama AL, sob curadoria da cineasta Laís Araújo e do gerente de Cultura do Sesc Alagoas, Guilherme Ramos.
Alagoas contou também com três filmes em destaque na programação nacional da Mostra: “A barca”, de Nilton Resende, pelo Panorama Nacional; “O abraço logo vem”, de Paulo Accioly, pelo Panorama Infantojuvenil; “Relato número um”, de Elizabeth Caldas, pelo Destaque Regional. Os filmes dos panoramas Nacional e Infantojuvenil também ficaram disponíveis por meio do site sesc.com.br/mostradecinema.
Foram realizada sessão para funcionários do Sesc Alagoas do filme “A barca”, de Nilton Resende, com a presença da atriz Wanderlândia Melo no dia 11 de outubro. Para alunos da Escola Sesc Jaraguá com os filmes do Panorama Infantojuvenil no dia 13 de outubro, e com estudantes da Rede Municipal de Ensino no dia 14.
Foram realizadas sessões abertas ao público do Panorama Alagoas nos dias 15 e 22 de outubro no Teatro Jofre Soares no SESC CENTRO em Maceió, seguidos de bate-papos com as artistas representantes das obras, mediados pelas atrizes Wanderlândia Melo e Gessyca Geyza, respectivamente. Filmes do Panorama Alagoas também foram exibidos no Centro de Estudo e Pesquisa Afro-alagoano (CEPA Quilombo) no dia 23 de outubro.
No Cineteatro Hermeto Pascoal foram exibidos o Panorama Infantojuvenil e o Panorama AL no 27 de outubro; filmes deste mesmos panoramas também foram exibidos no Sesc Ler Palmeira dos Índios no dia 10 de novembro e no Sesc Ler Teotônio Vilela em 23 de novembro.
Foram realizadas as oficinas em Maceió: Atuação para Obras Audiovisuais, com a atriz e pesquisadora Ticiane Simões (NEPED/UFAL), no SESC POÇO, de 3 a 7 de outubro; Cinema com Celulares, com o cineasta Lucas Litrento, para estudantes do 5º ano da Escola Sesc Jaraguá, de 6 e 7 de outubro, e no CEPA Quilombo no dia 22/10; Projeto Audiovisual para Editais, também com Lucas Litrento, no Cepa Quilombo no dia 21/10.
Em Arapiraca foram realizadas as oficinas: Cinema com Celulares, com a cineasta Elizabeth Caldas e Projeto Audiovisual para Editais, com a produtora cultural Salete Bernardo, no SESC ARAPIRACA, de 24 a 26 de outubro. Em Palmeira dos Índios: Cinema com Celulares, com Elizabeth Caldas e Projeto Audiovisual para Editais, com Salete Bernardo, no SESC LER PALMEIRA DOS ÍNDIOS, de 7 a 9 novembro. Em Santana do Ipanema foram realizadas com Lucas Litrento a Oficina de Projeto Audiovisual para Editais, no dia 11 de novembro e Oficina Cinema com Celulares, no dia 12 de novembro. E em Teotônio Vilela foram realizadas as oficinas: Cinema Com Celulares, com Elizabeth Caldas e Projeto Audiovisual para Editais, com Salete Bernardo no SESC LER TEOTÔNIO VILELA, de 21 e 22 de novembro.
PANORAMA ALAGOAS
Sessão 1: “Eu, os outros e todas as outras coisas”
“Sem registro”, de Vivian Oliveira
“Círculos”, de Lucas Litrento
“Indefinido”, de Larissa Lisboa
“Sereia”, de Ronald Silva
“O abraço logo vem”, de Paulo Accioly (representante de Alagoas no Panorama Infantojuvenil 2022)
“Tudo menos cavalos marinhos”, de Lucas Litrento
“Relato número um”, de Elizabeth Caldas (Destaque Regional AL 2022)
“NAZO”, de Andréa Paiva.
Sessão 2: “Histórias daqui”
“A gente foi feliz aqui”, de Paulo Accioly e Renata Baracho
“Bem próximo”, de Carlos Henrique
“Rua Humberto Lopes”, de Mark Nascimento
“Dédão, o caçador de polvos”, de Pablo de Luca
“A Barca”, de Nilton Resende (representante de Alagoas no Panorama Nacional 2022).
Leave a Reply