Fim de semana tem estreia dupla de Murilo Salles no Arte Pajuçara

Diretor de Como Nascem os Anjos e Nome Próprio, o cineasta carioca vai lançar a ficção O Fim e os Meios e o documentário Aprendi a Jogar com Você em Maceió

murilo-salles

 

Um dos mais importantes cineastas brasileiros da atualidade, Murilo Salles estará em Maceió neste final de semana para a pré-estreia de dois longa-metragens a serem lançados nacionalmente no dia 3 de dezembro. No sábado (28), acontece a première do filme de ficção O Fim e os Meios, rodado em 2011 em Alagoas, Rio de Janeiro e Brasília. No domingo (29) será a vez do documentário Aprendi a Jogar com Você, filmado em 2013. As sessões acontecem no Cine Art Pajuçara, a partir das 20h00.

Após as sessões, é o próprio Murilo Salles quem entra em cena para uma conversa franca com o público alagoano sobre as obras em cartaz, seus projetos para o futuro, sua visão da produção cinematográfica brasileira e a dificuldade de fazer cinema no país. “Não consigo pensar em histórias que se encarnem apenas na singularidade. Quero desafiar o todo, olhar o meu país nos olhos e tentar descobrir como somos, como agimos, as nossas singularidades como sintomas de nossa formação socioeconômica. Isso é forte em mim. Mas vejo o Brasil sempre através dos meus personagens, do que interessa: o ser humano. E cada filme é um tipo de recorte, um desafio novo. Isso me encanta e motiva: dar conta de nossas singularidades, numa cultura rica, infiltrada e complexa”, diz Salles, que chega a Maceió na sexta-feira (27).

De acordo com o cineasta, além dos dois longas que fazem sua pré-estreia em Maceió, também está previsto para o dia 3 de dezembro o lançamento de outra obra, Passarinho Lá de Nova Iorque. Juntos, os três filmes proporcionam uma interação criativa com três reflexões sobre o Brasil. “Apesar de retratos singulares os filmes se comunicam, interagindo e fazendo conexões um com o outro, proporcionando uma rica sinergia onde quem sai ganhando é o espectador. Os três filmes são retratos contundentes do país de nossa época”, explica o diretor.

Em O Fim e os Meios, escrito e dirigido por Murilo Salles, o cineasta retorna aothriller, mesmo gênero de seu filme de maior sucesso, Faca de Dois Gumes. Com cenas rodadas na capital e no interior de Alagoas, em Brasília e no Rio de Janeiro, o longa foi o vencedor do Troféu Redentor no Festival Internacional de Cinema do Rio em 2014, na categoria Melhor Roteiro.

O filme conta a história de Paulo e Cris, um jovem casal que se muda para Brasília para tentar resolver os impasses da relação. Ela é jornalista, ele é publicitário. A campanha eleitoral de um senador da República desencadeia um jogo de poder em que a mídia e a política convivem de forma perigosa com os desejos e as fraquezas da relação entre homem e mulher. As raízes do Brasil são expostas através dos sentimentos daqueles que vivem dentro do furacão do cotidiano do poder. O filme é produzido por Julia Moraes e Cinema Brasil Digital e tem em seu elenco os atores Cintia Rosa, Pedro Brício, Marco Ricca e Hermila Guedes, com participação especial de Emiliano Queiroz.

Em Aprendi a Jogar com Você, vencedor do Festival de Paulínia na categoria Melhor Montagem, Murilo Salles apresenta um retrato contundente do Brasil contemporâneo, na periferia dos grandes centros, onde afloraram, nesses últimos 15 anos, artistas populares com vontade de fazer dar certo sonhos que desafiam a realidade.

Aprendi a Jogar com Você é um filme sobre o empenho do DJ Duda e da cantora Milka Reis para realizar o sonho de estourar uma música. Salles acompanha o dia a dia dessa família de Samambaia, uma das cidades satélites de Brasília, que, para dar conta de se manterem como artistas, desdobram-se em vários expedientes. O que salta à tela é a performance de um saber bem brasileiro, o jeitinho, onde a capacidade de se virar é lei.

O Diretor

Murilo Salles estreou na direção com o documentário Essas são as Armas, em 1978, Pomba de Prata do Festival de Leipzig na Alemanha. Com Nunca Fomos Tão Felizes, a primeira ficção, ganhou o Leopardo de Bronze do Festival de Locarno, na Suíça, e Melhor Filme no Festival de Brasília em 1984. Em 1989, dirigiu Faca de Dois Gumes, prêmio de melhor diretor do Festival de Gramado. Em 1994, dirigiu Todos os Corações do Mundo, documentário Oficial da FIFA sobre a Copa de Mundo. Em 1996, Como Nascem os Anjos, Melhor Direção do Festival de Gramado e Prêmio Colón do Oro de Melhor Filme do Festival de Huelva na Espanha em 97. Seja o que Deus Quiser! foi o vencedor do Festival do Rio de 2002. Em 2003, realizou o documentário És Tu, Brasil. O seu quinto longa de ficção, Nome Próprio, de 2008, ganhou o prêmio de Melhor Filme do Festival de Gramado. Em dezembro de 2015, estreia a ficção O Fim e os Meios, vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival do Rio 2014, e os documentários Aprendi a Jogar com Você, prêmio de Melhor Montagem do Festival de Paulínia de 2014 e seleção oficial da Semana dos Realizadores, no Rio de Janeiro em 2013, ePassarinho Lá de Nova Iorque, selecionado para a Mostra Autores do Festival de Tiradentes de 2014.

 

Serviço:

 

– O Fim e os Meios (2014) | Troféu Redentor de Melhor Roteiro – Festival do Rio

Trailer oficial: http://migre.me/sckCO

Data: Sábado (28)

Local: Cine Art Pajuçara

Horário: 20h00

 

– Aprendi a Jogar com Você (2014) | Melhor Montagem – Festival de Paulínia

Trailer oficial: http://migre.me/sckAC

Local: Cine Art Pajuçara

Data: Domingo (29)

Horário: 19h30

 

Assessoria de Imprensa

Abentus Comunicação Inteligente

Petrônio Viana – Jornalista responsável

Contato: (82) 9 9155-5755 / (82) 9 9655-3604

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*