Texto: Por Julinho Bittencourt (Revista Forum). Foto: Divulgação.
No momento em que o Congresso Nacional dava o primeiro passo do golpe em Dilma Roussef, naquele fatídico 17 de abril de 2016, várias ocupações culturais começaram a ocorrer em todo o Brasil. Durante todos os meses em que Michel Temer se manteve como presidente interino, até a votação definitiva do impeachment no Senado, em agosto, a cineasta Eliza Capai filmou estas ocupações.
Em maio, um ano depois, ela lança o filme, #Resistência.
De dentro das manifestações, nos prédios públicos ocupados e nas ruas, Eliza deu voz aos seus protagonistas. Heróis anônimos, na maioria jovens, contam, através das lentes da cineasta, o surgimento irrevogável de uma nova mentalidade. Uma explosão de vida, liberdade e imaginação era gestada ali, a partir da caretice poeirenta e encarquilhada de um velho governo novo composto apenas por homens velhos, ricos, retrógrados, brancos e, como o tempo veio a mostrar, envolvidos até a tampa em corrupção.
Feminismo, Racismo, homossexualidade, transexualidade, educação, cultura, mídia e tecnologia desfilam pelo filme de maneira divertida, escancarada e emocionada.
#Resistência é uma ode à coragem e sensibilidade de encarar o renascimento da história, no momento em que ela parecia anunciar seu fim.
As imagens foram feitas nas ocupações: #OcupaAlesp, #OcupaMinc-RJ, #OcupaFunarte-SP, a Marcha das Vadias RJ e a Parada LGBTT de São Paulo, entre os meses de abril e agosto de 2016.
Na semana em que o afastamento de Dilma Rousseff completa um ano o documentário #Resistência será lançado através de exibições voluntárias que atendam ao convite de Eliza Capai seguindo as instruções abaixo.
1.Organize um espaço com projetor ou tela, no período de 12 a 21 de maio. Incentivamos as pessoas a se conectarem com espaços já conhecidos, como cinemas, auditórios, cineclubes, espaços culturais; ou criarem seu próprio local e organizarem uma projeção na rua, praça, local de trabalho, etc;
2.Envie uma mensagem inbox para a página facebook.com/resistenciafilmecom a data e local do evento;
3.Nós te enviaremos a base da arte, para você criar sua divulgação;
4.Convide pessoas interessantes para debater um ou vários dos temas do filme, no final da sessão: resistência, democracia, feminismo, gênero, mídia movimento estudantil, cultura;
5.Bole uma campanha massa e chame todo mundo para assistir o filme no seu #ocupa!
6.Você receberá acesso ao filme para exibir na sua sessão;
7.Exiba e discuta #Resistência!
Também é possível organizar a sessão através do Videocamp
Em Maceió a exibição do filme #Resistência está sendo organizada pelo grupo Mulheres da Imagem – AL e será realizada no dia 15/05 no Ateliê de Myrna Maracajá na Rua Pedro Américo, 183 – Poço (lateral do SENAI) com entrada gratuita. Acesse o evento.
Programação:
18h – Apresentação YVY Mulheres da Imagem
19h – Exibição do documentário Resistência, de Eliza Capai (55min)
20h – Espaço aberto para debate
Em Satuba a exibição do filme #Resistência será realizada no dia 17/05 às 14 horas noIFAL Instituto Federal de Alagoas – Câmpus Satuba, Rua 17 de Agosto S\N, 57120 Satuba.
No IFAL – Campus Maceió, Rua Mizael Domingues, 75, Centro, 57020600 Maceió, haverá exibição no dia 19/05 ao meio-dia no Auditório de Edificações.
Leave a Reply