Premiado no Festival de Berlim, “Pendular” estreia no Arte Pajuçara

Texto: Sessão Vitrine Petrobras (Sinny Assessoria e Comunicação). Imagem: Divulgação

PENDULAR, dirigido por Julia Murat, premiado no Festival de Berlim desse ano e selecionado para o Festival de Brasília chega aos cinemas em circuito comercial nesta quinta-feira, 21 de setembro, com distribuição da Vitrine Filmes.

No filme, um jovem casal se muda para um grande galpão industrial abandonado. Uma fita laranja colada no chão divide o espaço em duas partes iguais: à direita o ateliê de escultura dele, à esquerda o estúdio de dança dela. O filme acontece neste ambiente onde arte, performance e intimidade se misturam; e onde os personagens perdem aos poucos a capacidade de distinguir entre seus projetos artísticos, o passado de cada um e sua relação amorosa.

O longa-metragem mistura linguagens do cinema, da escultura e da dança. A primeira inspiração para o filme deu-se a partir da performance Rest Energy, de Marina Abramovic e seu marido Ulay, em 1980. Nesta encenação, ambos seguravam um arco tensionado somente pelo peso de seus corpos, apontando uma flecha para o coração de Abramovic, explorando a confiança e a vulnerabilidade inerentes às relações humanas.

 

SOBRE JULIA MURAT

Julia Murat, dirigiu os documentários “Dia dos Pais” e “Manual Anti Distúrbio” e os longas-metragens de ficção “Histórias que só existem quando lembradas” (exibido em mais de 100 festivais internacionais e nacionais, entre os quais Veneza e Toronto, e vencedor de 30 prêmios) e “Pendular” (Vencedor do FIPRESCI no Festival de Berlim 2017).

Atualmente trabalha na produção do documentário “Excelentíssimos”, de Douglas Duarte, e no desenvolvimento do longa-metragem de ficção “Regra 34” e da série “Viaduto”.

Julia editou também filmes como “Olhar Estrangeiro”, “Maré nossa história de amor” e “Os dias com ele”.

SOBRE A VITRINE FILMES

Em sete anos, a Vitrine Filmes distribuiu mais de 70 filmes. Entre seus maiores sucessos estão Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, que alcançou mais de 200 mil espectadores; O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, considerado pelo New York Times um dos melhores filmes de 2012; o americano Frances Ha, indicado ao Globo de Ouro em 2014; Califórnia, filme de estreia de Marina Person, selecionado para o Festival de Tribeca; Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert, diretora do premiado Que Horas Ela Volta?; Aquarius, segundo longa de Kleber Mendonça Filho que competiu no Festival de Cannes e já levou 360 mil espectadores aos cinemas; e o documentário Cinema Novo, de Eryk Rocha, também selecionado para o festival. Este ano a Vitrine distribuiu O Filme da Minha Vida, terceiro longa de Selton Mello como diretor.

 

SERVIÇO:

Estreia: PENDULAR
Horário: 18h30 (Sexta, Domingo, Terça e Quarta)
Local: Centro Cultural Arte Pajuçara. Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara. Maceió-AL
Informações: (82) 98882-8241 | 3316-6000
(82) 99135-8146 WhatsApp
www.facebook.com/artepajucara | www.artepajucara.com.br

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*