Texto: Roseane Monteiro. Revisão: Fabio Cassiano e Larissa Lisboa.
O cinema produzido em Alagoas está em um novo ciclo, tanto na perspectiva de inserção de novos olhares, assim como na sua disseminação em mostras e festivais. A partir desse contexto reverbera a vontade de investigar o que foi produzido e o que está sendo realizado atualmente em Alagoas. Tem-se na literatura alagoana no campo do cinema as obras do professor e antropólogo José Maria Tenório da Rocha e do crítico de cinema e professor Elinaldo Barros. Nesses exemplos, observa-se o amor ao cinema, o profissionalismo e dedicação dos autores. Pensando nesse contexto, o livro organizado pela Profa. Dra. Raquel do Monte, do departamento de Comunicação Social (jornalismo) da Universidade Federal de Alagoas, convida a comunidade acadêmica, realizadores em audiovisual, críticos e o público em geral para compor a edição do livro Cinema alagoano: olhares e histórias. O formato a ser seguido deve ser de artigo acadêmico, podem ser inscritos relatos de experiências, pesquisas concluídas, investigações que advém de Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses que tem a temática do cinema produzido em Alagoas.
OBSERVAÇÃO: o livro irá concorrer a editais de publicação. Informações e dúvidas enviar para: rdomonte@gmail.com
Regras gerais de edição Cinema alagoano: olhares e histórias
Requisitos para a apresentação dos originais.
O/a autor/a apresentará o texto em sua versão digital, composto em programa de edição de texto, como o MICROSOFT WORD ou equivalente, em formato compatível com PC.
Os textos devem ser enviados para o seguinte e-mail: rdomonte@gmail.com até o dia 15 de julho, IMPRETERIVELMENTE. O não cumprimento do cronograma resultará na impossibilidade de participação no livro.
Os textos devem ter entre 12 e 15 páginas, incluindo os pós textuais.
PROCEDIMENTOS DE REFERÊNCIA
- Recomenda-se eliminar notas em excesso, numeração progressiva desnecessária, etc.
- A existência de imagens coloridas no livro proposto (caso o/a autor/a pretenda esse recurso gráfico) deve estar explicitada.
- O/a autor/a deve citar todas as fontes de citações e imagens, além de ter autorização legal de uso para toda ilustração que a exigir.
- O trabalho deverá passar por uma revisão textual prévia. A organização do livro irá responder pela revisão textual externa. Caso encontre problemas, devolverá a proposta de publicação para que o/a autor/a busque solução.
- A normatização de notas, citações e referências (bibliográficas ou não) é obrigatória.
- O formato das laudas deve ser:
– Papel A4 (21,0 x 29,7 cm);
– Margens: superior: 2,5 cm, direita: 2,5 cm, esquerda: 2,5 cm, inferior: 2,5 cm;
– Fonte: Arial, corpo 12;
– Entrelinha: 1,5;
– As notas explicativas devem aparecer (no sistema numérico) ao pé da página onde forem mencionadas (rodapé). As indicações das fontes das citações devem obedecer ao sistema autordata (Ex.: CHARTIER, 2002, p. 64-65), e sua descrição completa deve estar na lista de Referências constante no final de cada texto (quando for o caso de uma compilação) ou no final do livro (quando a obra for de um/a único/a autor/a).
– A obra deve estar completa. O texto deve estar de acordo com as normas mais recentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), especialmente a NBR 6023 e a 10520.
Leave a Reply