Alagoas e a Mostra Sesc de Cinema

Texto: Larissa Lisboa

Estão abertas as inscrições, gratuitas e on-line, para a VI Mostra Sesc de Cinema, evento que convoca em 2023 filmes de curta, média e longa duração, realizados a partir de 1º de janeiro de 2021, de 24 estados brasileiros, entre eles, Alagoas (com exceção da Paraíba, Sergipe e Amazonas). Para mais informações , acesse o regulamento.  

A Mostra Sesc contou com 1900 filmes brasileiros inscritos em 2021, que foi um número recorde para o evento, seguido de 1600 inscrições no ano passado. As obras inscritas na Mostra podem ser selecionadas para serem exibidas nos estados de seus autores/responsáveis em panoramas estaduais, com exceção para os filmes da região norte que são exibidos em panorama regional.

E também podem ser indicados para representar o estado no panorama nacional ou no panorama infantojuvenil, com exibição on-line, e vir a ser licenciado pelo Sesc para serem exibidos em suas unidades pelo país.

Breve retrospectiva da Mostra em Alagoas

A Mostra Sesc de Cinema teve sua primeira edição realizada em todos os estados do Brasil em 2017, convocou na maioria dos estados curtas-metragens realizados a partir de  1° de janeiro de 2014 e longas a partir de 1° de janeiro de 2012.

Atenderam aquela primeira convocatória para a etapa regional de Alagoas 12 filmes, 11 deles de curta duração e um de longa, a maioria destes eram obras de 2016 e 2015, contando apenas com uma única obra de 2014.

Em 2018, outros 12 filmes atenderam a convocatória da segunda edição da Mostra Sesc de Cinema e foram exibidos pela etapa regional de Alagoas, todos de curta duração, a maioria deles realizados em 2017 e 2016, contando apenas com duas obras de 2015.

A terceira edição, realizada em 2019, contou com 26 filmes alagoanos na etapa regional, todos de curta duração, a maioria deles realizados em 2018, contando com apenas duas obras de 2019 e seis de 2017. 

Nestes anos iniciais da Mostra, antes dela e de tanta coisa ter sido interrompida, ressignificada, ou até devastada e extinta pela pandemia de Covid-19, a presença dos filmes alagoanos pode ser classificada como tímida, até esboçar mais pluralidade na edição de 2019.

Para embasar esta análise, pode-se apontar que entre 2014 e 2019 foram exibidos 155 filmes de curta duração na Mostra Sururu de Cinema Alagoano, numa média de 25 filmes por edição desta Mostra. Por isso haviam obras audiovisuais suficientes para que a etapa regional de Alagoas da Mostra Sesc tivesse em média duas dezenas ou até três dezenas de filmes desde 2017. Contudo, ter obras audiovisuais suficientes não era, nem foi garantia de que as mesmas fossem inscritas em outras mostras e festivais locais ou nacionais além da Mostra Sururu.

Após este primeiro ciclo de três edições apenas presenciais da Mostra Sesc de Cinema, o evento foi suspenso em 2020 e reconfigurado para ter a sua primeira edição on-line em 2021, e se tornando um evento híbrido, presencial e on-line, em 2022. Alagoas ficou de  fora da quarta edição da Mostra Sesc de Cinema, retornando na quinta edição em 2022, na qual a etapa regional de Alagoas contou com 13 filmes de curta duração.


AL em destaque na Mostra Sesc de Cinema

Dentro da dinâmica da Mostra Sesc de Cinema, foram estimuladas a realização de curadorias estaduais que colaborassem na construção das programações e selecionassem filmes para a mostra nacional. Antes do formato atual em que cada estado participante da mostra conta com um filme na mostra nacional, havia em média seis vagas para que cada curadoria de uma das regiões do país preenchesse com filmes.

De Alagoas compuseram o Panorama Nacional, o filme Os Desejos de Miriam (dir.Nuno Balducci) em 2018; Tipoia (dir. Paulo Silver) em 2019 e A Barca (dir. Nilton Resende) em 2022. O abraço logo vem foi o primeiro filme alagoano a compor uma das edições do Panorama Infantojuvenil em 2022. E Relato Número Um (dir. Elizabeth Caldas), parte do projeto Sesc Convida (2020), foi destaque regional de Alagoas.

Em sua última edição, quarta vez que a Mostra Sesc de Cinema foi realizada presencialmente no Estado, a programação local realizou oficinas e exibição dos filmes do panorama infantojuvenil e panorama Alagoas em Arapiraca, Teotônio Vilela, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema, além de Maceió. Foi a edição da Mostra com mais sessões realizadas, e com mais ações descentralizadas. Também foram disponibilizados pelo site da Mostra Sesc de Cinema, o Panorama Nacional e infantojuvenil composto por 33 filmes entre curtas e longas metragens brasileiros. 

Os filmes alagoanos e as pessoas alagoanas e residentes no Estado podem continuar ocupando a Mostra Sesc de Cinema, até ocupar ainda mais em 2023, seja colaborando na divulgação das inscrições e de sua programação, ou inscrevendo filmes e prestigiando as atividades deste evento. Se for o caso de estar aguardando convite, eis aqui o próprio.

 

A lista dos filmes que participaram da etapa estadual de Alagoas está disponível no espaço que dedicamos a Mostras e Festivais em Mostra Sesc de Cinema. Acesse também [Carta] Sobre ocupar a Mostra Sesc de Cinema.

Sobre Larissa Lisboa
É coidealizadora e gestora do Alagoar, compõe a equipe do Fuxico de Cinema e do Festival Alagoanes. Contemplada no Prêmio Vera Arruda com o Webinário: Cultura e Cinema. Pesquisadora, artista visual, diretora e montadora de filmes, entre eles: Cia do Chapéu, Outro Mar e Meu Lugar. Tem experiência em produção de ações formativas, curadoria, mediação de exibições de filmes e em ministrar oficinas em audiovisual e curadoria. Atuou como analista em audiovisual do Sesc Alagoas (2012 à 2020). Atua como parecerista de editais de incentivo à cultura. Possui graduação em Jornalismo (UFAL) e especialização em Tecnologias Web para negócios (CESMAC).

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*