Ale Tosi, pesquisa e direção de elenco

Perguntas: Larissa Lisboa. Respostas: Ale Tosi. Revisão: Larissa Lisboa. Imagem: Acervo Pessoal.

As ações Desvendando a direção de filmes com Cintia Dommit Bittar, Atuando no Cinema com Ale Tosi e Direção de Arte para Cinema com Vera Hamburger estão sendo realizadas em Maceió-AL pela produtora alagoana Aguda Cinema. Dando continuidade a série de entrevistas com as instrutoras do II Sala de Roteiro, procuramos a roteirista e diretora de elenco Ale Tosi, que pela primeira vez ministra uma ação formativa em Alagoas, para dialogar sobre a atuação dela no audiovisual, e compartilhamos nesta entrevista a troca vivenciada.

Ale está no elenco da série documental “Criativos em Foco” de 13 episódios produzida pela Grifa Filmes e Catalisadora Áudio Visual que estreou em outubro no Prime Box.

Larissa Lisboa: Pode ser que a primeira vista haja um estranhamento em compreender que alguém exerça as funções de roteiro e direção de elenco, principalmente ao desconsiderar que o processo de construção de personagem/elenco é o fio condutor para os boa parte dos filmes de ficção. Como a sua curiosidade foi aguçada no começo da sua atuação no audiovisual, por ambos ou primeiro por um deles, roteiro ou elenco?

Eu comecei a estudar audiovisual muito nova, aos 14 anos na escola, o contar histórias através da imagem sempre foi o que mais me seduziu, a partir desse momento direcionei todo o meu estudo a essa arte, que em si engloba muitas outras. Fiz universidade de cinema e a partir daí exerci diversas funções dentro de várias áreas, a grande paixão sempre foi o roteiro, me especializei nesse departamento em primeiro lugar e a função de elenco profissionalmente me fez conquistar um reconhecimento, juntando os dois conhecimentos, faz com que a maneira que eu exerço a função do casting seja mais apurada, que as discussões sobre a alma do personagem percorram caminhos mais próximos da verossimilhança que o audiovisual se propõe. Dessa forma, no meu caso, a direção de elenco se complementa claramente com o estudo das ações subjetivas escritas no roteiro para que eu possa conhecer um personagem e o criar através da escolha de um ator que seja mais próximo do que existe no mundo real, ou seja, trazendo assim uma maior identificação do público com a história que está sendo contada.

A direção de elenco me permite exercer a parte criativa de dar voz e imagens às palavras descritas num roteiro através da escolha dos atores.

LL: Qual a equipe básica ideal para acompanhar o trabalho do elenco de um longa? 

AT: Normalmente é uma função muito individual, se formos levar em conta a parte de criação, mas para a execução do trabalho e acompanhamento posterior nas filmagens, costumo ter no mínimo mais duas pessoas como assistentes comigo. Um primeiro e um segundo assistente, que fazem parte da criação, da execução dos processos de seleção e contratação e por fim acompanham o elenco durante toda a gravação.

LL: Como funciona a direção de elenco? E a produção de elenco? Como é para você atuar nestas funções?

AT: Atualmente temos uma associação de diretores de elenco (DEA – http://www.sindcine.com.br/associacoes/14) e estamos pleiteando utilizar apenas a nomenclatura DIRETORES DE ELENCO, abolindo em algum momento o termo produtores, entendendo que a função em si de DIRETOR engloba a parte criativa e técnica que exercemos. Ou seja, a Direção de Elenco compreende o processo de criação do elenco de uma obra audiovisual, além do exercício da execução de testes, contratação e relação com os talentos artísticos. O ideal é ter um conhecimento de atuação, de história do cinema e outros instrumentos que o façam identificar a boa ou má atuação na seleção de talentos de uma obra. 

LL: Conta sobre a sua atuação em ações formativas, e qual a expectativa para o curso Atuando no Cinema?

AT: A ideia é trazer um panorama geral de como funciona a função de Diretor de Elenco, todos os caminhos necessários a serem percorridos a partir do roteiro até a contratação final de um talento em uma obra audiovisual. Apresentar o processo como um todo, abordando o processo criativo e prático através de exemplos claros e de fácil entendimento para que os alunos possam se inspirar nessa função e os que exercem outras que estabelecem relações com o casting possam ter clarificado como funciona o processo atrás das câmeras.

LL: Como é para você elaborar ações formativas abordando a produção de elenco? Há previsão de realizar nova edição on-line?

AT: Para os cursos que eu realizo parto totalmente dos meus estudos e pesquisas somados a minha experiência profissional. Sempre que me convidam a falar para um público interessado na área costumo disponibilizar o meu tempo, pois acredito que esse conhecimento deve ser passado adiante. Por ora sem previsão de um próximo curso on-line, assim que ocorra estarei divulgando.

 

Deixe a sua minibio aqui.

Formada em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Alessandra também cursou graduação de Filosofia na Universidade de São Paulo (USP), pós graduação em Estética da arte pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), pós graduação em roteiro audiovisual pelo Senac-SP e cursos especializados de roteiro na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños (EICTV-Cuba).

Desde a adolescência se dedica aos estudos do audiovisual, tendo trabalhado em diversas funções e em importantes produtoras. Atualmente exerce as funções de roterista e diretora de elenco.

Sobre Larissa Lisboa
É coidealizadora e gestora do Alagoar, compõe a equipe do Fuxico de Cinema e do Festival Alagoanes. Contemplada no Prêmio Vera Arruda com o Webinário: Cultura e Cinema. Pesquisadora, artista visual, diretora e montadora de filmes, entre eles: Cia do Chapéu, Outro Mar e Meu Lugar. Tem experiência em produção de ações formativas, curadoria, mediação de exibições de filmes e em ministrar oficinas em audiovisual e curadoria. Atuou como analista em audiovisual do Sesc Alagoas (2012 à 2020). Atua como parecerista de editais de incentivo à cultura. Possui graduação em Jornalismo (UFAL) e especialização em Tecnologias Web para negócios (CESMAC).

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*