Texto: Assessoria Cavalo com informações de Marcos Veras (Coringa Comunica)
Lançado no circuito de cinemas e nas plataformas digitais em agosto de 2021, o longa-metragem alagoano Cavalo, de Rafhael Barbosa e Werner Salles, segue destacando-se na temporada de premiações. A produção foi um dos três documentários brasileiros pré-selecionados para a IX Edição dos Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano, cuja Grande Gala será em 1º de maio, novamente no IFEMA Palácio Municipal de Madri. Os documentários A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, e Callado, de Emília Silveira, completam a lista.
Cavalo está disponível nas plataformas Now, Oi Play, Vivo Play, Looke e na grade do Canal Brasil.
OS BRASILEIROS NA DISPUTA
Na categoria Melhor Filme Ibero-americano de Ficção, concorrem 7 Prisioneiros, de Alexandre Moratto, Deserto Particular, de Aly Muritiba e Marighella, de Wagner Moura. Aly Muritiba e Wagner Moura concorrem na categoria Melhor Direção.
Rodrigo Santoro por 7 Prisioneiros e Seu Jorge por Marighella foram os pré-selecionados na categoria Melhor Interpretação Masculina. Isabél Zuaa, por Doutor Gama, representa o Brasil na categoria Melhor Interpretação Feminina.
Jules Elting (Carro Rei) e Vilma Melo (Selvagem), foram pré-escolhidos na categoria Melhor Coadjuvante Feminina, e Christian Malheiros (7 Prisioneiros) e Bruno Gagliasso (Marighella) na categoria Melhor Coadjuvante Masculino.
Cidade Invisível, de Carlos Saldanha, Dom, de Breno Silveira e O Caso Evandro, de Aly Muritiba despontam na categoria Melhor Minissérie ou Telessérie. Carlos Saldanha e Aly Muritiba estão pré-indicados para Melhor Criador de Séries.
Alessandra Negrini e Marco Pigossi (Cidade Invisível), Gabriel Leone (Dom) e Renata Sorrah (Filhas de Eva) são os pré-indicados nas categorias de interpretação das séries e minisséries. Jessica Córes (Cidade Invisível) e Raquel Vilar (Dom) estão na lista de Melhor Coadjuvante Feminina em Minissérie ou Telessérie; para Melhor Coadjuvante Masculino estão relacionados Dan Stulbach (Filhos de Eva) e Wesley Guimarães (Cidade Invisível).
Para a categoria Melhor Documentário estão pré-selecionados A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, Callado, de Emília Silveira e Cavalo, de Rafhael Barbosa e Werner Salles. Para melhor Obra de Estreia, Os Caminhos de Meu Pai, de Mauricio Osaki.
Os roteiristas brasileiros pré-indicados são Henrique dos Santos e Aly Muritiba (Deserto Particular) e Sérgio Oliveira, Renata Pinheiro e Leo Pyrata (Carro Rei).
Bob Cuspe: Nós não gostamos de gente, de Cesar Cabral está na disputa por Melhor Animação. E A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, e Deserto Particular, de Aly Muritiba, pré-indicados ao Prêmio de Educação em Valores (no caso de Muritiba é a sua quarta pré-indicação em uma mesma edição).
Melhor Música Original: Carro Rei e Deserto Particular.
Melhor Direção de Arte: Carro Rei e Doutor Gama.
Melhor Montagem e Edição de Som: 7 Prisioneiros e Carro Rei.
Melhor Fotografia: 7 Prisioneiros e Marighella.
Os Prêmios Platino do Cinema Ibero-Americano, promovidos pela EGEDA, (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais), com FIPCA (Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais) e com o apoio das Academias e Institutos de Cine Ibero-Americanos, destacam as produções e criadores mais importantes a cada ano, com vinte duas premiações e um Prêmio de Honra. Com efeito, desde 2014 os Prêmios Platino trabalham pela difusão do cinema e do audiovisual ibero-americano.
SOBRE CAVALO
SINOPSE: Envolvidos num processo artístico, sete jovens dançarinos são provocados a um mergulho em suas ancestralidades.
SITE OFICIAL: www.cavalofilme.com.br
TRAILER OFICIAL: https://bit.ly/3hcgGDs
IMAGENS DE DIVULGAÇÃO: https://bit.ly/3AhCwNh
FICHA TÉCNICA | CAVALO
Dir. Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti | Documentário | 85 min. | Brasil
Roteiro e direção: Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti
Preparação de elenco: Glauber Xavier e Flávio Rabelo
Direção de produção: Adriana Manolio
Produção executiva: Valeska Leão
Assistência de produção: Renah Roxo Berindell
Som direto: Simone Dourado
Direção de arte: Nina Magalhães e Weber Salles Bagetti
Montagem: Werner Salles Bagetti e João Paulo Procópio
Direção de fotografia: Roberto Iuri
Assistência de câmera: Chapola Silva
Edição e mixagem de som: Lucas Coelho
Finalização: Gabriel Çarungaua
Assistência de direção: Guilherme César
Iluminador: Moab de Oliveira Santos
Trilha sonora original: Luciano Txu
Elenco: Alexandrea Constantino, Evez Roc, Joelma Ferreira, Leide Serafim Olodum, Leonardo Doullennerr, Robert Maxwell e Sara de Oliveira
ONEDRIVE
https://cutt.ly/ONE_
DROPBOX
https://cutt.ly/DRB_
Leave a Reply