CIRCUITO PENEDO DE CINEMA DIVULGA PROGRAMAÇÃO

Texto: Deriky Pereira e Natália Oliveira Foto: Divulgação

Entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, a cidade ribeirinha de Penedo vai ficar pequena para a quantidade de atrações oferecidas para o público do Circuito Penedo de Cinema. De filmes, mostras competitivas e shows musicais, o município se prepara ainda para recepcionar um dos mais importantes eventos cinematográficos do país da década de 1970: o Festival do Cinema Brasileiro, que retorna à cidade após 34 anos.

Com 17 filmes selecionados para sua Mostra Competitiva, o Festival Brasileiro de Cinema celebra seu retorno a Penedo, que o sediou pela última vez em 1982. Além dele, o Circuito engloba outros três eventos que ocorrem simultaneamente durante a semana: o 6º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, a 3ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental e o 6º Encontro de Cinema Alagoano.

A abertura do Circuito Penedo de Cinema será na terça-feira (29), às 19h, na Praça 12 de Abril. Já o encerramento ocorrerá no sábado, 3 de dezembro, com a cerimônia de premiação dos melhores filmes das Mostras Competitivas, eleitos pelo júri oficial e popular. Os vencedores levarão para casa o troféu Canoa de Tolda e prêmio em dinheiro.

Destaques da programação

Na noite de abertura, haverá a pré-estreia do documentário Pitanga (2016), seguida pelo bate-papo com o diretor Beto Brant. O Circuito reserva, ainda, outros dois longas nacionais para exibição especial. Na sexta-feira (2), às 21h, será o filme Sangue Azul, seguido de bate-papo com o diretor Lírio Ferreira. Já no sábado, será exibido o filme Entre Idas e Vindas, com a participação especial da atriz Alice Braga, que também participará de um bate-papo com o público presente. Os três serão levados ao público na Sala de Exibições, situada na Praça 12 de Abril.

Em sua 6ª edição, o Festival Universitário terá início com a Mostra Competitiva na Praça 12 de Abril, onde serão exibidos 21 curta-metragens nacionais, sempre às 19h, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. O destaque do dia 30 é a conferência Netflix, um novo mercado para o Cinema Nacional, com participação da atriz Bianca Comparato, que faz parte do elenco de 3%, a primeira série brasileira da Netflix, que será lançada no próximo dia 25. O encontro será na Casa de Aposentadoria, às 14h.

De quarta (30) a sexta-feira (2), das 8h às 10h, será realizada a Mostra de Cinema Infantil na Praça 12 de Abril, para crianças de escolas da rede pública de Penedo. No mesmo local, das 14h às 16h, estudantes do ensino fundamental e médio do município assistirão à 3ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, onde haverá espaço para debate sobre os temas abordados nos filmes. Pelo segundo ano consecutivo, as duas mostras terão intérpretes de Libras para o público com deficiência auditiva.

Encontro de Cinema Alagoano

Em sua sexta edição, o evento é a janela reserva para atividades acadêmicas. A programação contará com workshops, mesas-redondas, apresentação de trabalhos acadêmicos e oficinas, com destaque para a de Cinema 360 e captação de imagem, com o diretor Pedro Tejada, e Webdocumentário, com Mirrah Iañez. As atividades serão realizadas durante toda a semana em três espaços: Casa de Aposentadoria, Biblioteca Municipal e Sala de Exibições.

Espaço para a música alagoana

E, para fazer o público cair na dança, de 1º a 3 de dezembro, sempre com início a partir das 23h, o palco do Circuito Penedo de Cinema montado na Praça 12 de Abril será o espaço de apresentações musicais para todos os gostos. No primeiro dia, apresentam-se as bandas locais Verjah, Sky Silence, Rota 013 e La Poli&Cia.

No dia seguinte, a noite de sexta será embalada pelo samba, que toma conta do palco com os shows de Wilson Santos e da cantora Wilma Araújo. Já no último dia de evento, será a vez das apresentações de Igbonan Rocha, Rodrigo Cardoso e Os Indomáveis.

O Circuito Penedo de Cinema é uma correalização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sendo patrocinado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), pela Algás, Prefeitura Municipal de Penedo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).

O evento recebe ainda apoio do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano, Way Turismo e Consultoria, Núcleo de Estudos e Pesquisas da Expressão Dramática (Neped) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Clique aqui e veja a programação completa do evento.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*