Texto: Rosana Dias. Revisão: Larissa Lisboa. Imagem: divulgação.
Do que são feitos os sonhos?
26ª Mostra de Cinema de Tiradentes – Mostra Cinema Mutirão
Com direção de Isabela da Silva Alves, o curta-metragem Da Ponte Pra Cá (SP) é um apanhado de entrevistas com cineastas da Zona Sul de São Paulo. Cada realizador fala sobre quando deu início a paixão pelo audiovisual em suas vidas, memórias afetivas são esmiuçadas, esses personagens falam de seus processos criativos, e sobre seus trabalhos, seja com o sagrado, do registro da cidade, ou das comunidades onde residem.
Lincoln Péricles, da produtora Astúcia Filmes, Bruno Maciel (Tomada Periférica),Thais Scabio (Cavalo Marinho Audiovisual), Vic de Carvalho (Quebramundo), Victor de Brunetti (Tomada Periférica) e André Novais Oliveira (Filmes de Plástico), falam de suas referências, abordam acerca de fazer filmes com celular e equipamentos improvisados, estes realizadores partem da necessidade de contar suas histórias, no que diz respeito ao cotidiano. Realizam trabalhos em coletivo visando ter autonomia, e isso concerne ao fato destes poderem realizar exibições de seus filmes para os seus.
No documentário há falas desses personagens sobre ter reconhecimento e suas conquistas, dentre elas o fato de terem seus filmes exibidos em Mostras e Festivais nacionais e internacionais, e em relação ao uso da verba pública para produção de longas-metragens, bem como a importância de editais nesta área.
Ser potência. Trabalhar com cinema no Brasil é inquietante. O desejo de quem mora na periferia, e não possui equipamentos de alta tecnologia, não pode ser suprimido.
Leave a Reply