Texto: Karina Liliane. Revisão: Larissa Lisboa. Imagem: divulgação.
MOSTRA JOVEM
A Mostra Jovem foi uma das 17 mostras que fizeram parte da programação geral de filmes da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Realizada de forma online e gratuita através do site da Mostra, assim como no ano passado, por conta da pandemia de COVID-19.
Neste ano, a Mostra Jovem foi composta por cinco curtas-metragens e pelo longa Os Dragões (ficção, colorido, 2021). Dirigido por Gustavo Spolidoro, o longa é baseado no conto homônimo de Murilo Rubião e foi rodado na cidade de Cotiporã, no interior do Rio Grande do Sul, com elenco formado por atores do grupo de teatro da própria cidade.
Luazul | Livre
Flávia passa os dias dividida entre o trabalho e os estudos. Já Riva acabou de voltar ao Brasil da Europa e decidiu tentar se reaproximar da família. O que elas não esperavam é que o futebol fosse ser o responsável por unir a vida das duas.
A Realidade Não Tira Férias | 12 anos
A Realidade Não Tira Férias (ficção, colorido, 2021) é um filme construído de forma coletiva por alunes da oficina Cidade Alta, Cidade Baixa – A Gente Faz Cinema, realizada em Salvador / BA.
Nele, três adolescentes narram como foram seus dois últimos anos com o impacto da pandemia em suas vidas e tudo que tiveram que lidar diante dessa nova realidade.
Ladeira Não é Rampa | Livre
O roteirista, diretor (junto a Antônio Ribeiro) e produtor de Ladeira Não é Rampa (documentário, colorido, 2021) Sandro Garcia nos convida em seu filme a navegar pelos becos, ladeiras e ruas de Belford Roxo junto ao protagonista desse curta, o skatista Antônio.
Sem pistas públicas de skate mais disponíveis na cidade, ele busca formas de continuar praticando o esporte nos espaços possíveis que se apresentam a ele durante o caminho.
Cacicus | Livre
Se em Luazul (ficção, colorido, 2021) é o futebol que une as duas protagonistas, são as roupas em Cacicus (ficção, colorido, 2021) que fazem Laura e Camila se aproximarem.
Laura mora e trabalha com o pai na lavanderia da família. Sofrendo com os problemas financeiros que estão enfrentando e por não poder viver plenamente quem é, ela encontra na troca de bilhetes com Camila, uma cliente assídua da lavanderia, um lugar de aconchego e ternura. Mas será que o sentimento que nutrem uma pela outra vai conseguir sair do papel e ganhar a vida real?
Ano 2020 | Livre
O curta Ano 2020 (documentário, colorido, 2021) dirigido coletivamente, dá voz a adolescentes da periferia de Outro Preto / MG que viram seu cotidiano dentro e fora de casa mudar rapidamente por conta da pandemia em um momento da vida classificado por um dos protagonistas como estranha, onde os hormônios estão à flor da pele.
Em um momento onde os trabalhadores da cultura, em especial do audiovisual, sofrem com o desmonte das políticas públicas, junto ao impacto que a pandemia causou no setor impossibilitando o trabalho de uma cadeia inteira por muitos meses, é importante pontuar que dois dos cinco curtas da Mostra Jovem (A Realidade Não Tira Férias e Ano 2020) foram realizados através da Lei Aldir Blanc.
Leave a Reply