Crítica: Diafragma (dir. Robson Cavalcante)

TEXTO: Stephanne Ávila. Revisão: Kátia Barros

Diafragma (Direção: Robson Cavalcante)
Animação. 10min, 2023. AL.

O diafragma é o principal músculo responsável pela nossa respiração e tem a função de facilitar a entrada de ar em nossos pulmões. Na fotografia o diafragma é uma parte da câmera composta por lâminas que aumentam ou diminuem a passagem de luz dentro da objetiva da câmera.

Diafragma também foi o título escolhido para o curta-metragem de animação com roteiro e direção de Robson Cavalcante, realizador da cidade de Teotônio Vilela, localizada no Leste Alagoano.

Nos 10 minutos de diafragma somos apresentados com uma narrativa lúdica, criativa e extremamente sensível a Carlos, um jovem sonhador e criativo que, logo após ser diagnosticado com diabetes, se depara com a possibilidade de perder a visão.

É impossível não se encantar com Carlos e com a forma que ele enxerga o mundo, suas cores e formas. O curta consegue com maestria falar sobre os desafios que o protagonista enfrenta ao se deparar com a cegueira. E o mais importante é que, a animação consegue falar sobre o assunto de uma maneira criativa, leve e com respeito que o tema necessita sem cair no capacitismo.

Por fim, e não menos importante Diafragma tem uma qualidade técnica impressionante e é uma grande conquista e marco para a animação alagoana e para o cinema produzido no interior de Alagoas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*