Texto: Robson Muller / Ascom FMAC
A produção cinematográfica de Maceió passa, mais uma vez, por um momento de efervescência. Por meio de uma parceria com Agência Nacional de Cinema (Ancine), a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) irá destinar R$ 6 milhões ao audiovisual, viabilizando a produção de 12 curtas-metragens, três longas-metragens, três festivais nacionais de cinema, oito cineclubes e três telefilmes, além de garantir ações de capacitação voltadas ao segmento.
A distribuição do recurso acontece por meio de uma chamada pública lançada em julho deste ano. Após o período destinado à apresentação de propostas, encerrado no fim do mês passado, a Fundação contabilizou 124 inscrições.
Das 124 propostas apresentadas, 65 são destinadas a projetos de curta/média-metragem e 17 para cineclubes. Já as categorias de longa-metragem, telefilme, festival de cinema e capacitação receberam, respectivamente, 12, 7, 6 e 17 propostas.
A avaliação de todos os projetos deve acontecer nos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro para que o resultado seja divulgado no dia 24 do mesmo mês.
Leave a Reply