Cursos de cinema em Maceió trazem profissionais renomados a preços acessíveis

Texto: Licia Souto | Assessoria Aguda Cinema

A terceira edição da capacitação artística ‘Sala de Roteiros’, da produtora Aguda Cinema, tem como objetivo promover formação qualificada em cinema em Alagoas, com presença de instrutores de todo o Brasil

O projeto de formação contínua ‘Sala de Roteiros’ chega a sua terceira edição na capital alagoana e traz especializações em diversos setores do cinema. Essa edição conta com aulas de documentário, caracterização, direção de atores, curso de som para cinema, direção de arte, construção de personagens e outros.

As aulas intensivas, com diversos profissionais convidados, serão distribuídas ao longo dos meses de julho, agosto e setembro, somando mais de 180 horas de aula e um laboratório de projetos. A abertura do evento acontecerá no dia 05 de julho, no Arte Pajuçara, com exibição do filme cearense “Estranho Caminho”, premiado no Festival de Tribeca e inédito em Maceió, seguida de uma masterclass com o diretor Guto Parente.

Os ingressos desta edição e toda a programação dos cursos estão disponíveis para conferir e comprar no Sympla. A primeira edição do evento foi realizada em 2021, financiada através dos recursos da Lei Aldir Blanc – Alagoas, o evento ocorreu com adaptações ao contexto da pandemia, na modalidade híbrida. Desde então, o Sala de Roteiros busca voltar os olhares e aprofundar os vários departamentos e aspectos envolvidos no audiovisual, possibilitando a formação profissional em cinema dentro de Alagoas.

Nesta edição, reafirmando a proposta de oferecer formação de alta qualidade em cinema em Maceió, o evento foi desenhado para facilitar o acesso a cursos que tem preços altíssimos e são super concorridos em outros lugares do Brasil. O Sala de Roteiros disponibilizará bolsas e ingressos gratuitos para pessoas autodeclaradas pretas, indígenas e/ou trans, para cada curso promovido. Estes ingressos devem ser retirados no Sympla a partir de 3 dias antes do curso.

A iniciativa de promover essa capacitação artística é da produtora de cinema alagoana Aguda Cinema, baseada em Alagoas desde 2015. A produtora é focada em narrativas autorais nordestinas e no fortalecimento de Alagoas como um polo de cinema. O projeto já abriu mais de 450 vagas para formação e trouxe ao estado profissionais como Vera Hamburguer, Hilton Lacerda, Ale Tosi, Cíntia Domit Bittar, Marianne Macedo, René Guerra e Tomás von der Osten.

A Aguda Cinema, que é uma idealização da diretora e roteirista alagoana Laís Santos Araújo, com a produção de Pedro Krull, já soma prêmios e levou o cinema de Alagoas para as telas do mundo com algumas produções, como o curta Infantaria, vencedor de dezenas de prêmios, entre eles o Prêmio do Júri no Festival de Berlim (Berlinale, Generation 14Plus). Além de outros filmes contemplados e premiados em diversos festivais significativos ao redor do mundo, como Rotterdam, Vienna Shorts, Palm Springs ISFF e outros.

“A gente sempre tenta trazer cursos em que há um déficit de formação aqui, então a gente espera que mais pessoas consigam participar e profissionais novos surjam no audiovisual. Temos alguns casos nas últimas edições, de alunos que participaram de nossas aulas e depois começaram a fazer seus primeiros filmes como profissionais. Nossa meta é que isso sempre aconteça”, explica Laís.

A diretora ainda destaca que o principal diferencial dessa edição é a maior oferta de cursos e o laboratório de projetos que será realizado ao final. “Como temos a oportunidade de fazer um projeto mais longo, alguns cursos são super intensivos, como direção de arte, que terá 30h. Além disso, temos algumas surpresas mais ao final do curso”.

A terceira edição do Sala de Roteiros é produzida com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Ancine, através do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FCAD) – V Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas, da Secult – AL, que tem apoio do Sebrae – AL. Além disso, o curso de som direto tem também apoio do Estúdio Jangada e da Escola Criattiva.

Agenda:

Abertura no Arte Pajuçara

05/07 – 18h15 às 19h45 exibição do filme + 20h às 23h masterclass  – Exibição do filme “Estranho Caminho” + masterclass sobre horror no Cinema Brasileiro por Guto Parente

Confira aqui programação completa do curso e adquira os ingressos

Acompanhe atualizações através do Instagram da Aguda Cinema

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*