Curta-metragem produzido no Ateliê Sesc de Cinema é apresentado no Cineteatro Jofre Soares

Texto e imagem: Sesc Alagoas
Apresentação do curta marcou o encerramento da 11ª edição do Ateliê, realizada entre os meses de abril e novembro deste ano

Na noite de ontem (22), realizadores da área do audiovisual em Alagoas se reuniram no Cineteatro Jofre Soares, localizado no Sesc Centro, para prestigiar a primeira exibição de “Ponto de Apoio”, o curta-metragem produzido a partir do curso de cinematografia promovido pelo Ateliê Sesc de Cinema em parceria com a organização não governamental alagoana Ateliê Ambrosina.

O filme narra a história de três amigas, moradoras do Pontal da Barra, que, vítimas de um suposto crime ambiental, encontram na amizade a força necessária para seguir em busca de seus ideais. No evento, além da apresentação do curta, houve a exibição do documentário “Um Dia Ela Amanheceu Assim”, de Ticiane Simões e Elizabeth Caldas, e o lançamento do e-book “Ateliê Sesc de Cinema: 10 anos”, de Larissa Lisboa. Após a exibição dos filmes e o lançamento do e-book, o público participou de um coffee break e teve a oportunidade de conversar com as pessoas envolvidas na produção do curta-metragem.

Entre as pessoas presentes na exibição estava a estudante Milenna Lima. Como uma das mulheres à frente do Ateliê Ambrosina, Milenna contribuiu ativamente na realização do curso de cinematografia e compartilhou sua experiência. “A gente já tinha tido um curso de cinema no Ateliê Ambrosina, mas não na dimensão desse feito em parceria com o Ateliê Sesc. Nesse a gente pôde ver o mundo do cinema, por trás das câmeras, desde o começo, e pôde entender como é o cinema alagoano, como são mulheres produzindo aqui em Alagoas. Foi muito enriquecedor”, falou.

As aulas do Ateliê Sesc de Cinema foram ministradas semanalmente entre os meses de abril e novembro. O curso atendeu garotas e mulheres residentes no Pontal da Barra e em outros bairros periféricos de Maceió e foi dividido em quatro módulos: Iniciação Cinematográfica; A Pesquisa e o Roteiro; Direção; e A Técnica do Filme. “Foi um grande aprendizado, uma experiência incrível e um privilégio, porque sabemos que aqui em Maceió, em Alagoas como um todo, não é fácil ter acesso a um curso de cinema gratuito”, disse a estudante de Direito e participante do curso, Alice Chayane.

Para as professoras do Ateliê, a animação das alunas durante as aulas era perceptível. “Foi uma experiência incrível porque elas estavam com muita gana de produzir e de se permitir criar histórias. Foi uma turma muita ativa, que se apropriou do que foi dado e quis construir mais”, afirmou a professora do módulo sobre roteiro, Elizabeth Caldas.

O analista em audiovisual do Sesc Alagoas, Ronald Silva, participou da elaboração e realização do curso e se mostrou satisfeito com a concretização de mais uma edição do Ateliê. “É muito importante a gente entender o quanto o Sesc já contribuiu na trajetória do audiovisual em Alagoas com esse projeto, e junto ao Programa de Comprometimento e Gratuidade pensar em usar o nosso trabalho nessa vertente tão importante e fundamental da instituição, tendo a arte como ferramenta transformadora, empoderadora de criatividade e trabalho. Entender o cinema como mercado de trabalho, entender o cinema como expressão artística e como ferramenta transformadora de vidas e de registro da nossa história”, ressaltou.

O Ateliê Sesc de Cinema é um projeto viabilizado por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que destina um terço dos recursos do Sesc para a educação básica e continuada e ações educativas relacionadas às áreas da saúde, do lazer e da cultura, sendo metade desse recurso atribuída à oferta de atividades gratuitas a pessoas com renda bruta familiar de até três salários-mínimos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*