Em novembro, Maceió recebe cursos de cinema com nomes proeminentes do setor (Aguda Cinema)

Texto: Aguda Cinema


Diretora de elenco de série da Netflix e vencedora do prêmio Jabuti serão instrutoras do projeto Sala de Roteiros, produzido pela produtora Aguda Cinema

Entre os dias 7 e 25 de novembro, quem se interessa por arte e cinema poderá participar de cursos inéditos em Maceió. Realizado na sede do Sebrae, no centro de Maceió, a segunda edição do projeto Sala de Roteiros irá oferecer cursos nas áreas de direção de arte, direção de filmes e atuação no cinema. Esta é a segunda edição do projeto, que tem como intuito trazer à Alagoas formação no segmento cinematográfico com grandes nomes do cinema brasileiro. Em novembro, as instrutoras convidadas são Vera Hamburger, Alessandra Tosi e Cíntia Domit Bittar.

Vera Hamburger é vencedora do prêmio Jabuti por pelo livro “Arte em cena, a direção de arte no cinema brasileiro”, e foi diretora de arte e cenógrafa de obras como Carandiru (2003), Castelo Rá-Tim-Bum (1994-1997), Deus é brasileiro (2003), Black Mirror – Striking Vipers (2019) e Ó Pai Ó (2007). No projeto, Vera irá ministrar o curso “Direção de arte cinematográfica”, que oferece a oportunidade, através da visão e experiência de uma profissional com mais de 35 anos na atividade, de conhecer as noções básicas do processo de criação e de desenvolver um projeto pessoal de direção de arte para cinema. O curso é indicado para todos que querem trabalhar ou conhecer a área de arte, roteiro e direção.

Já Alessandra Tosi irá ministrar o curso “Atuando no Cinema”. Alessandra trabalhou na produção de elenco de longas-metragens como “Como nossos pais” (Laís Bodanzky), “O Ano em que meus pais saíram de férias” (Cao Hamburger),  “O Lobo atrás da porta” (Fernando Coimbra) e  “Hebe” (Maurício Farias).. Também foi diretora de elenco dos seriados “Sintonia” (Netflix), “Rensga Hits” (Globoplay) e “O Rei da TV” (Disney). Seu curso irá abordar todo o processo de pesquisa e produção de elenco em uma obra audiovisual, partindo da análise do roteiro, sua execução até a exibição da obra. O curso é indicado para atores, atrizes, diretores de cinema, além de diretores e produtores de elenco.

Na oficina de “Desvendendo a direção de filmes”, Cíntia Domit Bittar será a ministrante. Cíntia compõe a diretoria da  API – Associação das Produtoras do Audiovisual Brasileiro, e é sócia-fundadora da Novelo Filmes (Florianópolis, 2010), onde atua como diretora, produtora, montadora e roteirista de obras com forte presença em festivais. A mais recente é “Baile”, finalista do GP do Cinema Brasileiro 2020 e qualificado ao Oscar (2021) pelo prêmio de Melhor Curta no 60º FICCI (Cartagena IFF). Seu curso abordará de forma leve e dinâmica o ofício da direção cinematográfica desde o desenvolvimento do projeto, passando pela pré-produção, produção e chegando na pós-produção e difusão da obra. Nele, os alunos irão entender os processos de direção de um filme e como aplicá-los em seus próprios projetos.

O projeto Sala de Roteiros, produzido pela Aguda Cinema e patrocinado pelo Sebrae-AL, é financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através da Fundação Municipal de Ação Cultural, da Prefeitura de Maceió. Cada curso terá 15h de duração, com o valor social de R$60, e 20% das vagas serão gratuitas (oferecidas exclusivamente para pessoas pretas, indígenas e trans). Os ingressos e bolsas devem ser retirados na plataforma Sympla.

Serviço
II Sala de Roteiros (Aguda Cinema)
Local: R. Dr. Marinho de Gusmão, 46 – Centro, Maceió
Ingressos: R$60 (com bolsas disponíveis), no link https://bit.ly/3SpFbxa

Detalhes dos cursos
“Desvendando a direção de filmes” (15h), com Cíntia Domit Bittar
Data: 7 a 11 de novembro, das 18h30 às 21h30

“Atuando no cinema” (15h), com Ale Tosi
Data: 14 a 18 de novembro, das 14h às 17h

“Direção de arte cinematográfica” (15h), com Vera Hamburger
Data: 20 a 25 de novembro, das 18h30 às 21h30

2 Comentários em Em novembro, Maceió recebe cursos de cinema com nomes proeminentes do setor (Aguda Cinema)

  1. Peço a minha inscrição no curso “atuando no cinema”, gostaria de pagar pessoalmente em cédula de reais, pois estou sem cartão de crédito. Sou ator com registro no Ministério do Trabalho, participei da fundação do SATED-AL com Pedro Onofre e outros artistas alagoanos.Atuei no curta documentário Tana’s Take, de Almir Guilhermino, filme luso brasileiro, A ilha ?? dos escravos, fiz personagem governador,com Milton Gonçalves, Zezé Motta e Vanessa Giácomo, dentre outros artistas alagoanos, africanos e portugueses.

    • Saudações, Eliezer.

      O Alagoar apenas divulgou o curso, ele está sendo realizado pela produtora alagoana Aguda Cinema, junto ao SEBRAE. Indicamos que você tente contato com a @agudacinema pelo Instagram.

      Atenciosamente,
      Larissa Lisboa
      Gestora do Alagoar

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*