Encontros com a crítica

Imagem: Jackson Romanelli/Universo Produção.

A 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes conta com a exibição de 113 filmes (31 longas, 1 média e 81 curtas-metragens) de 17 estados, divididos em 53 sessões de cinema. Também promove 39 mesas de debates, diálogos audiovisuais e a série Encontro com os Filmes, performances artísticas e musicais, oficinas e lançamentos de livros.

O Encontro com os Filmes é realizado no dia seguinte a exibição dos filmes, durante as manhãs no Cine Teatro SESI, é um espaço onde a equipe do filme junto a um/a crítico/a convidado/a dialogam sobre os longas-metragens, com a participação do público. Um incentivo à troca, ao diálogo, onde o público tem acesso aos relatos da equipe sobre o processo de realização do filme, como também a visão do/a crítico/a convidado/a sobre o filme. Também um incentivo para o desenvolvimento da crítica cinematográfica.

No caso do Encontro com os Filmes da Mostra Foco, a troca é realizada entre os representantes/equipe dos curtas e o público, por serem reunidos vários curtas num mesmo debate.

A Mostra realiza antes do começo de cada edição uma chamada para credenciamento dos veículos que realizarão a cobertura do evento. Realizamos o credenciamento pelo Alagoar (pela primeira vez) e o colaborador Pedro Krull tem compartilhado as suas impressões aqui. Mas já acompanhamos em outras edições, como também nessa as coberturas e críticas realizadas por outros veículos da Mostra de Cinema de Tiradentes. Desejamos somar na multiplicidade de vozes e olhares que registram e compartilham sobre a vivência e imersão proporcionada pela Mostra no cinema brasileiro.

Esse espaço é o compartilhamento de uma ligeira pesquisa que nos permitiu reunir abaixo alguns dos veículos que estão compartilhando suas coberturas/críticas sobre a 23ª edição da Mostra.

Estão sendo disponibilizadas críticas sobre os filmes nos sites: Almanaque Virtual, Cenas de Cinema, Cinema Escrito, Cinematório, Cineplayers, Delirium Nerd, Folha de S. Paulo, Moventes, Multiplot, Plano Aberto, Papo de Cinema (Curtas e longas-metragens), Revista Cinética e Vertentes do Cinema.

Caso saiba de algum veículo/iniciativa que não esteja indicado aqui nos informe para que possamos inserir.

Confira a programação da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Sobre Larissa Lisboa
É coidealizadora e gestora do Alagoar, compõe a equipe do Fuxico de Cinema e do Festival Alagoanes. Contemplada no Prêmio Vera Arruda com o Webinário: Cultura e Cinema. Pesquisadora, artista visual, diretora e montadora de filmes, entre eles: Cia do Chapéu, Outro Mar e Meu Lugar. Tem experiência em produção de ações formativas, curadoria, mediação de exibições de filmes e em ministrar oficinas em audiovisual e curadoria. Atuou como analista em audiovisual do Sesc Alagoas (2012 à 2020). Atua como parecerista de editais de incentivo à cultura. Possui graduação em Jornalismo (UFAL) e especialização em Tecnologias Web para negócios (CESMAC).

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*