Texto: Assessoria de imprensa (ETC Comunicação | Universo Produção)
Brasil tem 90% de municípios sem salas de cinema. Mostras realizadas pela Universo Produção contribuem para expandir o acesso a longas e curtas-metragens no interior de Minas
Assistir a filmes ainda não é uma opção de lazer para a maioria dos brasileiros. De acordo com o Sistema de Informações e Indicadores Culturais, divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira, 05 de dezembro, no ano passado, ir ao cinema só era possível em 10% dos municípios do Brasil. Além disso, 39,9% das pessoas moravam em cidades sem, ao menos, um cinema. Ainda de acordo com o levantamento, 43,8% das crianças e adolescentes até 14 anos estão em cidades sem salas de exibição.
A boa notícia é que o país tem uma das mais importantes e ativas redes de eventos cinematográficos do mundo. Conforme dados da Agência Nacional do Cinema – Ancine, o Brasil conta atualmente com cerca de 200 mostras e festivais de cinema, realizados em todas as regiões do país, com programação gratuita. Em diversas cidades, os eventos cinematográficos são as únicas oportunidades de acesso a filmes para a população.
Iniciativas mineiras democratizam o acesso ao cinema em Ouro Preto e Tiradentes
No sentido contrário a essa tendência, duas iniciativas realizadas em Minas Gerais levam o cinema a pessoas que têm dificuldade de acesso a essas produções artísticas. A Mostra de Cinema de Ouro Preto – CineOP e a Mostra de Cinema de Tiradentes, realizadas pela Universo Produção, levam o Cinema Sem Fronteiras, programa audiovisual de formação, difusão e circulação da produção fílmica para duas das mais importantes cidades históricas do estado, mas que não contam com salas de exibição.
Conforme destaca Raquel Hallak, coordenadora Geral da CineOP e a Mostra Tiradentes, ““o Brasil tem um dos mais importantes e diversificados circuitos de festivais do mundo. Exibir filmes gratuitamente para a população é uma oportunidade de acesso, de aproximação, da produção cinematográfica com o público”.
A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, cuja 14ª edição ocorreu em junho de 2019, leva uma intensa programação gratuita à cidade histórica com exibições de mais de cem filmes, entre curtas e longas-metragens no Cine Vila Rica, que está fechado há quase três anos, no Centro de Convenções e na Praça Tiradentes, que recebe a instalação de um cinema ao ar livre capaz de receber 500 pessoas. Além de filmes inéditos, a CineOP realiza mostras especiais com produções que marcaram a história da sétima arte no Brasil e apresenta projetos e curtas produzidos em ambiente escolar, fazendo a conexão entre cinema e educação. Em 2019, a Mostra beneficiou cerca de 15 mil pessoas ao longo de seis dias de programação.
O evento promove também sessões especialmente voltadas para os públicos infantil e juvenil, que são geralmente os mais atingidos pela falta de acesso às salas de cinema. Por meio da Mostrinha e do Cine Expressão, crianças e adolescentes, entre seis e 16 anos, podem conferir produções selecionadas para cada faixa etária e participar de cine-debates ao final de cada exibição.
Já a Mostra de Cinema de Tiradentes, que será realizada na cidade histórica localizada na região do Campo das Vertentes entre 24 de janeiro e 01 de fevereiro, chega à 23ª edição consolidada como maior plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo.
O município mineiro não tem cinema, mas durante o evento recebe uma infraestrutura com quatro espaços de exibição: o Cine-Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 1.000 espectadores); o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 600 lugares) e o Cine-Lounge (500 pessoas); e o Cine-Teatro (com plateia de 120 lugares), que funciona no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves. A Mostra de Cinema de Tiradentes também estimula a movimentação econômica da cidade. Tiradentes tem sete mil habitantes e recebe ao longo dos nove dias do evento cerca de 35 mil pessoas.
A programação intensa e diversificada da Mostra de Cinema de Tiradentes oferece gratuitamente ao público a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas e homenagens. O evento proporciona ainda a oportunidade do diálogo do público com os realizadores em debates, mesas temáticas e rodas de conversa. Assim como a CineOP, a Mostra Tiradentes promove também sessões especiais para as crianças na Mostrinha de Cinema e para adolescentes na Mostra Jovem, possibilitando o acesso a filmes para esse público e também o desenvolvimento do amor pela sétima arte.
Leave a Reply