Festival Alagoanes está com inscrições abertas para ações formativas

Texto: Emanuella Lima. Revisão: produtoras do Festival Alagoanes.

Nesta segunda-feira (22), a primeira edição do Festival Alagoanes deu início a mais um ciclo de ações, buscando contribuir e celebrar o centenário do cinema alagoano, o Festival está com inscrições abertas para ações formativas.

O Festival Alagoanes é um evento online e 100% gratuito que além de trazer exibições de filmes e debates, oferece oficinas para  fortalecer a formação técnica e teórica de profissionais que trabalham com audiovisual ou que desejam trabalhar na área.

Para se inscrever nas oficinas do Festival, os interessados precisarão preencher o formulário de inscrição da ação que deseja participar, além de acompanhar as atualizações sobre o evento através do e-mail de inscrição.

Confira as oficinas que estão com inscrições abertas: 

  •  Oficina: Cinema de Guerrilha, ministrada pelo realizador e diretor de fotografia, Rosa Caldeira, acontece de 12 a 17/04, e pretende abordar desde a história do cinema até as etapas de produção. As inscrições para a oficina são voltadas para o público LGBTQIA+ e  podem ser feitas até o dia 07/04. Faça sua inscrição aqui.
  • Oficina: Devires negros e indígenas no cinema brasileiro e alagoano, ministrada pelo jornalista e pesquisador Janderson Felipe, acontece de 26 a 30/04,  buscando investigar o cinema alagoano dentro das possibilidades de contar, recontar e desmontar as diversas ancestralidades que existem em nosso Estado. As inscrições para a oficina estão abertas até o dia 21/04. Inscreva-se aqui .

Oficinas com inscrições encerradas: 

  • Oficina: A mulher no cinema brasileiro: rotas e desvios, ministrada pela professora do Programa de Pós-Graduação em ciências da linguagem e do curso de graduação em cinema e realização audiovisual da UNISUL, Ramayana Lira de Souza, acontece entre de 29/03 a 02/04, e busca analisar a entrada de grupos minoritários na produção cinematográfica e audiovisual brasileira, levando em consideração as diferentes estratégias de produção, circulação e consumos de filmes.;
  • Oficina: Crítica de arte, ministrada pelo artista intermídia Guilherme Monteiro, aconteceu de 08 a 19/03, e trouxe estímulo à escrita crítica através de imersão e análise de textos publicados sobre filmes brasileiros tendo como base os filmes alagoanos.

O Festival Alagoanes conta com o apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*