Texto: Emanuella Lima. Revisão: produtoras do Festival Alagoanes.
Nesta segunda-feira (22), a primeira edição do Festival Alagoanes deu início a mais um ciclo de ações, buscando contribuir e celebrar o centenário do cinema alagoano, o Festival está com inscrições abertas para ações formativas.
O Festival Alagoanes é um evento online e 100% gratuito que além de trazer exibições de filmes e debates, oferece oficinas para fortalecer a formação técnica e teórica de profissionais que trabalham com audiovisual ou que desejam trabalhar na área.
Para se inscrever nas oficinas do Festival, os interessados precisarão preencher o formulário de inscrição da ação que deseja participar, além de acompanhar as atualizações sobre o evento através do e-mail de inscrição.
Confira as oficinas que estão com inscrições abertas:
- Oficina: Cinema de Guerrilha, ministrada pelo realizador e diretor de fotografia, Rosa Caldeira, acontece de 12 a 17/04, e pretende abordar desde a história do cinema até as etapas de produção. As inscrições para a oficina são voltadas para o público LGBTQIA+ e podem ser feitas até o dia 07/04. Faça sua inscrição aqui.
- Oficina: Devires negros e indígenas no cinema brasileiro e alagoano, ministrada pelo jornalista e pesquisador Janderson Felipe, acontece de 26 a 30/04, buscando investigar o cinema alagoano dentro das possibilidades de contar, recontar e desmontar as diversas ancestralidades que existem em nosso Estado. As inscrições para a oficina estão abertas até o dia 21/04. Inscreva-se aqui .
Oficinas com inscrições encerradas:
- Oficina: A mulher no cinema brasileiro: rotas e desvios, ministrada pela professora do Programa de Pós-Graduação em ciências da linguagem e do curso de graduação em cinema e realização audiovisual da UNISUL, Ramayana Lira de Souza, acontece entre de 29/03 a 02/04, e busca analisar a entrada de grupos minoritários na produção cinematográfica e audiovisual brasileira, levando em consideração as diferentes estratégias de produção, circulação e consumos de filmes.;
- Oficina: Crítica de arte, ministrada pelo artista intermídia Guilherme Monteiro, aconteceu de 08 a 19/03, e trouxe estímulo à escrita crítica através de imersão e análise de textos publicados sobre filmes brasileiros tendo como base os filmes alagoanos.
O Festival Alagoanes conta com o apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Leave a Reply