A segunda edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas foi realizada no período 13 e 17 de novembro de 2012. Teve como homenageado o cineasta Cacá Diégues, nas comemorações dos 50 anos de sua carreira. Entre os dias 13 e 16, durante as tardes e noites, foram realizadas exibições de filmes nacionais em curta e longa metragem, mostra de filmes infantis e ambientais no Teatro Sete de Setembro e na Praça 12 de abril (Orla do Velho Chico).
Dentro da programação do Festival foi realizado o II Encontro Alagoano de Cinema, além de debates, apresentações de trabalhos acadêmicos e mesas redondas na Casa da Aposentadoria. Oficinas e minicursos no Campus da UFAL.
Homenageado
O cineasta brasileiro Cacá Diégues é o homenageado do Festival em 2012, ano em que se comemora 50 anos de sua carreira no cinema. Ele nasceu em Maceió e ainda na infância passou a morar no Rio de Janeiro, onde vem construindo uma rica filmografia: Cinco vezes favela, Agora por nós mesmos, Nenhum motivo explica a guerra, O maior amor do mundo, Orfeu, Tieta do Agreste, Veja esta canção, Dias melhores virão, Um trem para as estrelas, Quilombo, Chuvas de verão, Xica da Silva, Joanna Francesa, Quando o Carnaval chegar, Os herdeiros, A grande cidade, Ganga Zumba, Deus é brasileiro e Bye bye Brasil, os dois últimos rodados no interior de Alagoas. Com essa produção, Cacá Diégues participou de festivais e recebeu prêmios e títulos nacionais e internacionais, sendo, este ano, homenageado pela Academia Brasileira de Cinema e escolhido para ser membro do Júri da Cinéfondation e das Curtas-Metragens, do Festival de Cannes (França), um dos festivais mais respeitados do mundo.
FILMES SELECIONADOS PARA A MOSTRA COMPETITIVA
Seu Arlindo vai à loucura
Hoje tem espetáculo? (AL/PB, dir.: Leandro Alves)
Ressaca
Do lado de fora
Antônio de Canudos
12:40 (AL, dir.: Dário Junior)
Gil
A Banheira
Longe de casa
Hortipub
Você já cortou seu cabelo com maquininha?
Dique
Quando o céu desce ao chão
Irene
Ontem
A view to a kill
Menino Bosque
O membro decaído
Quem é Rogério Carlos?
X Tudo
Jantar/Aliança/Prato
Borboletas Delicadas (AL, dir.: Wladimyr Lima)
Tecendo nuvens e retalhos
O Traveco
A triste história de Kid Punhetinha
Davi e os aviões
Branca Nudez
COMISSÃO DE SELEÇÃO
Marcos Sampaio (coordenador de Cinema do Centro Cultural Sesi e do Núcleo de Produção Digital – NPD, da Secretaria de Estado da Cultura – Secult/AL)
Marianna Bernardes (diretora, roteirista e produtora de vídeos)
Nivaldo Vasconcelos (militante cineclubista, escritor e realizador audiovisual)
JÚRI
Ninho Moraes é jornalista, mestre em Audiovisual pela USP, diretor de TV e cinema e criador de vários programas televisivos.
Marcelo Ikeda
Paulo Nunes Filho
PREMIAÇÃO
Prêmio de Melhor curta-metragem alagoano para 12:40, de Dário Junior
Leave a Reply