Fuxico de Cinema: da primeira a segunda temporada

Texto: Larissa Lisboa.

O Fuxico de Cinema foi criado em 2021, através da parceria da Rotina Filmes com o Alagoar. As gravações tiveram início em julho daquele ano e os episódios começaram a ser divulgados em agosto.

A primeira temporada foi idealizada por Elizabeth Caldas (idealizadora da Rotina Filmes), Larissa Lisboa (idealizadora do Alagoar), Ronald Silva (analista de audiovisual do Sesc Alagoas) e Roseane Monteiro (membro do Mirante Cineclube e colaboradora do Alagoar) composta por 11 episódios, entre os quais foram construídos na troca com 9 convidados/as.

Os dois primeiros episódios foram criados apenas com a participação da equipe, com apresentação de Ronald e comentários de Elizabeth, Larissa e Roseane. O primeiro foi uma apresentação do projeto e da equipe, e o segundo foi um episódio especial criado para abordar a situação da Cinemateca Brasileira naquele período e homenagear Elinaldo Barros (pouco após o seu falecimento).

O segundo episódio teve como temática a atuação e contou com a participação da atriz e poetisa alagoana Ticiane Simões, que compartilhou sobre suas vivências no audiovisual alagoano, em específico sobre a sua jornada como pesquisadora no  Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (NEPED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O terceiro episódio teve como temática a criação de filmes possíveis e contou com a presença da cineclubista, realizadora, pesquisadora e professora Beatriz Vilela, que compartilhou sobre sua vivência na realização do filme Subsidência, no qual compartilha a direção com Marcus José, entre outras vivências junto à pesquisa e a realização audiovisual em Alagoas.

O quarto episódio teve como ponto de partida as Mulheres do Audiovisual, a partir da vivência da convidada Regina Barbosa – artista e produtora múltipla, que já escreveu,   produziu, dirigiu e assessorou inúmeros projetos em mais de um segmento cultural, e da equipe do Fuxico.

O quinto episódio teve como foco a curadoria e contou com a participação do cineasta alagoano Ulisses Arthur, que participou de equipes de curadoria do CachoeiraDoc, Mostra Sururu de Cinema Alagoano, Circuito Penedo de Cinema, entre outros.

O sexto episódio foi inspirado pelo texto “O que é um gueto estético?” de Lucas Litrento, e se propôs a propor uma troca sobre a discriminação das minorias no audiovisual, entre Lucas – escritor, realizador cinematográfico e produtor cultural, e a equipe do Fuxico.

O sétimo episódio teve como temática políticas públicas, e teve como convidada  a produtora cultural, diretora de arte, diretora de produção, produtora executiva, Nina Magalhães, que atuou como suplente no segmento de audiovisual junto ao Conselho Municipal de Política Culturais (CMPC) entre 2019 e 2021.

O oitavo episódio teve como temática a descentralização do audiovisual alagoano e contou com a presença da produtora cultural, Rosana Dias que atua em ações culturais em Arapiraca desde 2011.

O nono episódio teve como temática a Mostra Quilombo de Cinema Negro e Indígena e contou com a participação do produtor, diretor e roteirista Janderson Felipe (que compõe a equipe da Mostra), para rememorar a trajetória do evento e sobre os preparativos da quarta edição da Mostra, que estava para ser realizada em 2021.

O décimo e último episódio da primeira temporada do Fuxico de Cinema, teve como temática a Mostra Sururu de Cinema Alagoano, e contou com a participação do cineasta alagoano Glauber Xavier, que já foi produtor de edições deste evento.

Todos os episódios da primeira edição do Fuxico de Cinema estão disponíveis nas plataformas de streaming de podcast (Deezer, Breaker, Spotify, Pocket Casts, Podchaser, Anchor e Castbox) e no Youtube.

A edição e distribuição dos episódios é feita por Elizabeth Caldas. A identidade do Fuxico de Cinema foi criada por Amanda Duarte, incluindo a construção visual da vinheta. E a composição sonora da vinheta e das aberturas dos episódios foi criada por Bruno Brandão (Vulgo BR). 

A caminho da segunda temporada

O Fuxico de Cinema foi contemplado no Edital “Um Bravo do Nordeste”, executado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa via Lei Paulo Gustavo (LPG), a partir do recurso recebido o projeto chega a sua segunda temporada nos formatos podcast e videocast.

A nova temporada do Fuxico está na etapa de pós-produção e em breve você terá acesso aos novos episódios com novas convidadas da cena do audiovisual alagoano.

Sobre Larissa Lisboa
É coidealizadora e gestora do Alagoar, compõe a equipe do Fuxico de Cinema e do Festival Alagoanes. Contemplada no Prêmio Vera Arruda com o Webinário: Cultura e Cinema. Pesquisadora, artista visual, diretora e montadora de filmes, entre eles: Cia do Chapéu, Outro Mar e Meu Lugar. Tem experiência em produção de ações formativas, curadoria, mediação de exibições de filmes e em ministrar oficinas em audiovisual e curadoria. Atuou como analista em audiovisual do Sesc Alagoas (2012 à 2020). Atua como parecerista de editais de incentivo à cultura. Possui graduação em Jornalismo (UFAL) e especialização em Tecnologias Web para negócios (CESMAC).

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*