Texto: Jéssica Conceição. Foto: Nivaldo Vasconcelos
Não é novidade que homens brancos e héteros ocupam majoritariamente as funções de grande visibilidade no cinema brasileiro. As mulheres, por sua vez, apesar do avanço nos últimos anos, ainda representam uma parcela muito pequena nas produções nacionais. Quando acrescentamos o quesito raça nota-se que há uma sub-representação ainda maior de negras e negros nas funções de destaque como direção, roteiro e elenco principal nas obras cinematográficas. Quando fazemos essas provocações no contexto alagoano, o cenário é ainda mais desigual. Na terra de Zumbi, Dandara, Tia Marcelina e de tantas outras negras e negros que compõem a maior parte da população alagoana, as narrativas e representações majoritárias ainda não são as nossas. Sendo assim, a minha curadoria buscou destacar produções alagoanas que possuem a presença de negras e negros seja na direção ou no elenco principal dos filmes.
Wonderfull – meu eu em mim (Dário Jr.)
A Barca (dir. Nilton Resende)
Mwany (dir. Nivaldo Vasconcelos)
Barro do Muquém (dir. Alice Jardim)
À Espera (dir. Nivaldo Vasconcelos e Sónia André)
Ilhas de Calor (dir. Ulisses Arthur)
*Jéssica Conceição possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas, e em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Alagoas. É fotógrafa e desde 2014 tem se dedicado principalmente à fotografia documental, voltando o seu olhar para as negritudes alagoanas. No audiovisual participou da realização do curta-metragem Bumba Meu Jaraguá (Direção Coletiva, 2015) e Angelita (2016) – no qual assumiu a função de direção. Fez a Assistência de Direção de Arte do filme As Melhores Noites de Veroni (2017) de Ulisses Arthur, e fez a Assistência de Câmera dos filmes Onde Você Mora? (2017) e Corpo D’água (2018) produzidos pelo Ateliê Sesc de Cinema e assinado coletivamente.
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