O Cine Sesc retomou sua programação no início deste mês e exibe, às segundas, até o mês de maio, filmes que marcaram o Expressionismo no cinema Alemão. As sessões têm início às 12h30 e acontecem na Unidade Sesc Centro.
Intitulada “Sombras que Assombram”, a mostra retrata um universo assustador, com temas sombrios e personagens bizarros. Já foram exibidos, no começo de março, os filmes O Gabinete do Dr. Caligari (Robert Wiene), O Golem (Henrik Galeen e Paul Wegener) e Nosferatu (F.W. Murnau), mas ainda dá tempo de conferir outros títulos:
23/03 – Filme: As Mãos de Orlac
Diretor: Robert Wiene
Classificação: 12 anos
Duração: 112 minutos
Orlac é um pianista virtuoso que sofre um acidente de trem e tem suas mãos decepadas. Em um procedimento experimental, lhe são implantadas as mãos de um assassino que acabara de ser executado. Quando descobre a quem pertenciam suas novas mãos, acredita que agora também tem predisposição para matar.
30/03 – Filme: O Gabinete das Figuras de Cera
Diretor: Paul Leni
Classificação: 12 anos
Duração: 83 minutos
Um jovem poeta é contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos: o califa, Harun al-Raschid; Ivan, o Terrível; e Jack, o Estripador.
06/04 – Filme: A Última Gargalhada
Diretor: F.W. Murnau
Classificação: 14 anos
Duração: 87 minutos
O idoso porteiro do Atlantis, um elegante hotel de Berlim, sente orgulho do seu trabalho, entretanto, o novo gerente do hotel se mostra insensível, decide que o atual porteiro é velho demais para o cargo e o rebaixa para criado do banheiro masculino. Isto provoca um efeito desastroso no prestígio do homem e na sua auto-estima.
13/04 – Filme: Fausto
Diretor: F.W. Murnau
Classificação: Livre
Duração: 116 minutos
Baseado na famosa peça de Goethe, temos Fausto, um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. A pensar sobre sua própria finitude, ele evoca Mefistofeles e lhe pede sua juventude de volta e eterna, em troca de sua alma. Tudo parecia perfeito, até este se apaixonar por uma jovem italiana.
11/05 – Filme: O Homem que Ri
Diretor: Paul Leni
Classificação: 12 anos
Duração: 110 minutos
Herdeiro de um ducado, Gwynplaine é seqüestrado quando garoto e, por ordem do rei, desfigurado, deixando-o com o rosto esculpido num perpétuo sorriso macabro. Vira atração de circo e torna-se um famoso palhaço. Esse é o início da saga do herói de aparência assustadora, mas, de uma humanidade comovente. Baseado na obra do escritor francês Victor Hugo.
18/05 – Filme: Metrópolis
Diretor: Fritz Lang
Classificação: 12 anos
Duração: 147 minutos
O futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen, os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare.
DIVULGAÇÃO/SESC
Leave a Reply