Mostra Sesc de Cinema exibe produções alagoanas

Texto e imagem: Sesc Alagoas

O Sesc, como incentivador e difusor da cultura nas suas diversas vertentes, se destaca pelo trato com a realização audiovisual, onde além de promover o acesso do público a um conteúdo educativo e de entretenimento, promove meios para capacitação e ampliação das produções cinematográficas. Um dos destaques é a Mostra Sesc de Cinema realizada nas etapas nacional e estadual.

Na etapa estadual, Alagoas apresenta um desempenho inovador e criativo, desenvolvido pelo talento de diretores e roteiristas, que transformam histórias em arte. Este ano foram 12 filmes selecionados para compor a programação da 2ª Mostra em sua etapa estadual, que será exibida nos dias 21 e 22/06, no Teatro Jofre Soares, na Unidade Sesc Centro.

Do drama ao humor, as produções nos mais variados gêneros, exibem documentários, curtas e longas-metragens. Os roteiros despertam a reflexão e o censo crítico apurado dos espectadores. Os filmes dessa 2ª Mostra Sesc de Cinema circulam por diversos espaços e salas de exibições, incluindo a programação audiovisual do Sesc.

Programação

2ª Mostra Sesc de Cinema – Etapa Estadual
Local: Teatro Jofre Soares
Dias e horários:
21 e 22/06 às 19h

21/06 às 19 horas: Filmes: “A Porta”, “Acredite se beber”, “Liberdade, Liberdade em Maceió”, “O Colecionador de Dores”, “Professor: O Tempo e Eu”, “Ressonância” e “Trem Baiano”
Duração Total: 104 minutos

A Porta
Direção: Robson Cavalcante e Claudemir Silva
Duração: 18 min 53s
Classificação Livre
Ano de produção: 2017
Sinopse: Cidade de Ema Mansa, 01 de outubro. Numa realidade onde ser aniversariante é motivo para tudo, menos ficar alegre, Marcos enfrenta um dia assolado por lembranças, alucinações e pensamentos mórbidos acerca do que aquela data de fato representa: a iminência da velhice.

Acredite se beber
Direção: Aprigio Vilanova
Duração: 03min 36s
Classificação Livre
Ano de produção: 2016
Sinopse: 5 de novembro de 2015, Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, cidade da região central de Minas Gerais, por volta das 16 horas, rompe-se a barragem de rejeitos de Fundão e com ela a história secular de famílias inteiras, a biodiversidade da região e o cotidiano da comunidade rural composta de 600 pessoas. A barragem despejou, montanha abaixo, 50 milhões de metros cúbicos de lama e rejeitos da exploração e do beneficiamento do minério de ferro. Isto equivale a 25 mil piscinas olímpicas. O tsunami de lama percorreu os rios da região atingindo toda a bacia do Rio Doce, chegando e afetando também o oceano atlântico. A barragem pertencia a mineradora Samarco – subsidiária da brasileira Vale S.A. e da anglo-australiana BHP Billigton – e o seu rompimento causou a morte de 19 pessoas e deixou um operário desaparecido.

Liberdade, Liberdade em Maceió
Direção: Fabiana de Paula e Wladymir Lima
Duração: 11 min 36s
Classificação Livre
Ano de produção: 2015
Sinopse: Em plena ditadura do anos 60, um estudante desafia o governo para fazer uma peça censurada pelos militares ser exibida em Maceió. 50 anos depois, aquele estudante é hoje um professor universitário aposentado, que relembra da aventura, que culminou com um encontro com o ator Paulo Autran.

O Colecionador de Dores
Direção: Robson Cavalcante
Duração: 12 min 15s
Não recomendado para menores de 12 anos
Ano de produção: 2016
Sinopse: Vítima da agudeza de sua própria sensibilidade, Maceió, um poeta em decadência, bebe seus dias com ânimo semelhante àquele com o qual faz descer goela abaixo os comprimidos que o mantêm lúcido. Decidido a amenizar seu sofrimento, ele resolve conversar com Carlos, um amigo que parece de fato compreender o mal que o aflige – quiçá, compreenda-o mais do que o próprio

Maceió, o colecionador de dores.
Professor: O Tempo e Eu
Direção: Robson Cavalcante
Duração: 17 min 44s
Classificação Livre
Ano de produção: 2016
Sinopse: Resgatando a época em que integravam enquanto estudantes a sala de aula, as idosas D. Dalva, D. Maria de Fátima, D. Maria do Socorro, D. Vânia e D. Maria das graças compartilham suas lembranças e visões acerca da imagem do professor. A esse meio tempo, juntam-se professores da rede pública, bem como do ensino superior, como os pedagogos Maura Penna e José Ramos, discutindo sobre a sua própria prática e sobre fatores sociais e históricos ligados à plasticidade que dá à figura do educador diferentes facetas ao longo do tempo. Nesse pequeno mosaico de experiências compartilhadas, também três adolescentes expõem sua ótica em relação ao papel do professor em plena era da informação.

Ressonância
Direção: Fabiana de Paula
Duração: 14 min 29s
Não recomendado para menores de 10 anos
Ano de produção: 2017
Sinopse: Ressonância mostra o drama da menina Luísa, que, aos sete anos, precisa lidar com a perda gradativa da audição.

Trem Baiano
Direção: Robson Cavalcante e Claudemir Silva
Duração: 28 min 23s
Público: Adulto
Classificação Livre
Ano de produção: 2017
Sinopse: No ano de 1989, os moradores de Carcará, um pacato povoado localizado no sertão alagoano, veem-se agraciados pela assistência prestada por um condutor e seu curioso veículo: o Trem Baiano. Filmado em 2016, o documentário nos leva a um passeio pelo peculiar universo carcaraense, um mundo que, de tão estranho, parece-nos familiar. Uma metáfora para a esperança, a crença no desconhecido, Trem Baiano reflete sobre a obscura condição humana.

22/06 às 19 horas : Filmes: “As melhores noites de Veroni”, “Avalanche”, “Eu me preocupo”, “Os Desejos de Miriam” e “Retina”
Duração Total: 88 minutos

As melhores noites de Veroni
Direção: Ulisses Arthur
Duração: 16 min
Não recomendado para menores de 12 anos
Ano de produção: 2017
Sinopse: Enquanto seu marido passa os dias na estrada, Veroni encontra nas noites uma forma de transcender e responder seus dilemas amorosos.

Avalanche
Direção: Leandro Alves
Duração: 21 min 19s
Não recomendado para menores de 12 anos
Ano de produção: 2017
Sinopse: Interior do agreste alagoano. Uma família tem sua casa invadida por assaltantes . O incidente desestabiliza a todos, trazendo à tona instintos ancestrais em cada um deles.

Eu me preocupo
Direção: Paulo Silver
Duração: 19 min 28s
Classificação Livre
Ano de produção: 2017
Sinopse: Após a morte do marido, Jande tenta reconstruir sua vida. Paulo, seu filho, procura entender a direção que a vida tomou.

Os Desejos de Miriam
Direção: Nuno Balducci
Duração: 19 min 32s
Não recomendado para menores de 16 anos
Ano de produção: 2017
Sinopse: Miriam não aguenta mais as redes sociais e a solidão de seu apartamento. Ela quer sair. Ela precisa sair…

Retina
Direção: Paulo Silver
Duração: 13 min 25s
Classificação Livre
Ano de produção: 2015
Sinopse: Sobre este filme, meus pais e minha primeira professora sabem mais do que eu.

SERVIÇO

Mostra Sesc de Cinema
Local: Teatro Jofre Soares, Unidade Sesc Centro
Data: 21 e 22/06/2018
Horário: 19h
Entrada franca
Informações: (82) 3201-1374

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*