Mostra Sururu e Mirante Cineclube promovem Laboratório de Crítica Cinematográfica; textos serão publicados na Mídia Caeté e no Alagoar

Texto: Mídia Caeté

Pelo sexto ano consecutivo, a Mostra Sururu e o Mirante Cineclube promovem o Laboratório de Crítica Cinematográfica. Mais uma vez, o foco é consolidar o cenário audiovisual de Alagoas através da análise e da escrita crítica sobre as produções locais. O laboratório ocorre de 9 a 15 de dezembro, todos os dias, das 18h às 21h, no Sesc Poço, em Maceió.

O momento traz consigo uma aproximação entre os espectadores e os filmes, fazendo com o que haja um maior interesse pelo segmento aqui em Alagoas, bem como serve como um catalisador de futuros talentos.

“O laboratório oferece uma formação que começa pela percepção dos elementos constitutivos do cinema e suas múltiplas possibilidades. Em seguida, o foco se volta para a prática da escrita crítica e a discussão das produções exibidas na mostra, selecionadas pelos participantes como objeto de suas reflexões”, diz o perfil da Mostra Sururu em suas redes sociais.

Nesta edição, os representantes do Mirante Cineclube que conduzirão o Laboratório serão Leonardo Amorim (diretor, roteirista, montador, produtor cultural, curador), Chico Torres (professor, compositor, músico, produtor, cineclubista e crítico de cinema alagoano) e Tatiana Magalhães (professora, pesquisadora, revisora, escritora e cineclubista).

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

PARCERIA ENTRE MÍDIA CAETÉ E MOSTRA SURURU

Uma novidade muito importante vai acontecer este ano: as críticas elaboradas por participantes do Laboratório serão publicadas no Alagoar e também na Mídia Caeté. Para o presidente da cooperativa de jornalismo, Marcel Leite, é uma grande honra firmar essa parceria, contribuindo para o fortalecimento da cena audiovisual em Alagoas.

“A Mostra Sururu é uma ocasião de enorme relevância não somente para o audiovisual alagoano, como também como instrumento de fomento e crescimento da nossa cultura. Então, ao lado do Mirante Cineclube, o laboratório de crítica cinematográfica torna-se algo muito enriquecedor, para quem participa e para quem acompanha. Estar junto nessa parceria é um privilégio!”, afirma Leite.

A 15ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano é uma produção da Sambacaitá Produções, com apoio do Alagoar e SESC Alagoas. É uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL), com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió e pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.

SERVIÇO:

– ONDE: Aulas teóricas de 09 a 11 de Dezembro no Sesc Poço (Rua Pedro Paulino, 40) de 18h às 21h. Acompanhamento da Mostra Sururu de 12 a 15 de dezembro no Centro Cultural Arte Pajuçara (Av. Doutor Antônio Gouveia, 1113 – Pajuçara).
– VAGAS: 15

– CRITÉRIO DE SELEÇÃO: envio de um texto livre sobre um filme brasileiro (comentário, crítica, análise fílmica) de no máximo uma lauda, nos formatos DOC ou PDF

– FAIXA ETÁRIA: a partir de 16 anos

– PÚBLICO-ALVO: Estudantes, cinéfilos, pesquisadores e artistas

– INSCRIÇÕES: Inscrições gratuitas abertas até 26/11

Sobre Larissa Lisboa
É coidealizadora e gestora do Alagoar, compõe a equipe do Fuxico de Cinema e do Festival Alagoanes. Contemplada no Prêmio Vera Arruda com o Webinário: Cultura e Cinema. Pesquisadora, artista visual, diretora e montadora de filmes, entre eles: Cia do Chapéu, Outro Mar e Meu Lugar. Tem experiência em produção de ações formativas, curadoria, mediação de exibições de filmes e em ministrar oficinas em audiovisual e curadoria. Atuou como analista em audiovisual do Sesc Alagoas (2012 à 2020). Atua como parecerista de editais de incentivo à cultura. Possui graduação em Jornalismo (UFAL) e especialização em Tecnologias Web para negócios (CESMAC).

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*