A Mostra Sururu de Cinema Alagoano chega a sua 12ª edição em 2021, suas edições anteriores foram mencionadas em vários (senão todos) os episódios do podcast Fuxico de Cinema, assim a equipe do Fuxico embarcou nela como temática, neste que é décimo e último episódio da primeira temporada deste podcast, junto ao convidado multiartista Glauber Xavier, que já foi produtor de edições da Mostra.
Contemplada no Edital Elinaldo Barros realizado pela Secretaria de Estado da Cultura via Lei Aldir Blanc, a Mostra Sururu é uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano com produção da Sambacaitá Produções e patrocínio do Sebrae Alagoas. Acompanhe mais informações desta edição pelas redes sociais ou pelo site Mostra. Com atividades presenciais e online, sua 12ª edição será entre os dias 13 a 18 de dezembro de 2021.
Ver essa foto no Instagram
Glauber Xavier é multiartista, sócio fundador do coletivo Saudáveis Subversivos, é mestre em Cinema e Narrativas Sociais pela UFS e graduado em Artes Cênicas pela UFAL, onde lecionou diversas disciplinas. Foi premiado no Rumos Itaú Cultural 2002. Dirigiu, roteirizou e montou diversos vídeos institucionais para o terceiro setor e governo estadual e municipal. Foi selecionado para o Move Berlin 2005 com o videodança Burka. Idealizador do projeto “Olhar Circular de Experiências Populares em Audiovisual” e do “Festival Olhar Circular de Cultura Livre”. Produtor local de sete edições da “Mostra de Cinema e Direitos Humanos”. Co-fundador e instrutor do “Ateliê SESC de Cinema“. Como videomaker entre 2009 e 2014, dirigiu, filmou e montou matérias para o Jornal FUTURA. Foi montador e desenhista de som dos filmes Avalanche (2017), Nas quebradas do boi (2019) e Tambor ou bola (2019). Seu primeiro filme como diretor foi o curta-metragem Imaginários Urbanos (2017). Trabalhou na produção colaborativa do webdoc retiroretratos.com.br/. Em 2018 produziu o webdoc vivaahistoria.art.br/. Produtor da Mostra Sururu de Cinema Alagoano 2018 e 2019. Preparador de elenco do curta Trincheira e do longa-metragem Cavalo de Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti. Atualmente está finalizando seu segundo filme Pedro Pedreiro e trabalhando na montagem do filme Berço de Valéria Nunes e Amanda Môa. É montador da animação em fase de produção Ana Parideira de Flores de Juliana Barretto, roteirista e diretor do filme em fase de desenvolvimento O Homem Suave e roteirista do filme em desenvolvimento Dança Anfíbia, é colaborador do projeto de webdoc Histórias do Subsolo e do projeto de desenvolvimento de software para criação de plataformas audiovisuais interativas “Caeté Porreta”.
O Fuxico de Cinema é um espaço aberto a colaboração de todes, com contato através do e-mail audiovisualagoas@gmail.com (pix) ou pelo formulário no site do Alagoar (https://alagoar.com.br/podcast-fuxico-de-cinema/). Disponíveis pelas plataformas de streaming de podcast (Deezer, Google podcasts, Breaker, Spotify, Radio Republic, Anchor e Castbox) e no Youtube.
Equipe do Fuxico de Cinema
Elizabeth Caldas – roteirista, diretora e idealizadora da Rotina Filmes, Larissa Lisboa – produtora cultural, idealizadora e gestora do Alagoar, Ronald Silva – artista das artes cênicas, da música e do audiovisual, membro do IDEAL e colaboradore do Alagoar e Roseane Monteiro – diretora e produtora, membro do Mirante Cineclube, pesquisadora e colaboradora do Alagoar.
#10 MOSTRA SURURU | Fuxico de Cinema no Spotify
#10 MOSTRA SURURU | Fuxico de Cinema no Youtube
Leave a Reply