Foto por Patrícia Mess
O cineasta Murilo Salles escolheu lançar O fim e os meios em Maceió, em retribuição à hospitalidade que recebeu por aqui durante as filmagens do longa metragem. Esse mesmo clima hospitaleiro reinou durante as sessões e debates do último final de semana, no Centro Cultural Arte Pajuçara, quando foram exibidos O fim e os meios (sábado) e Aprendi a jogar com você (domingo).
O trailer de O fim e os meios está disponível em dois formatos: uma versão de quase três minutos e uma websérie (http://bit.ly/1NjHLea). Essa última, tem um clima que remete à construção do filme.
Salles comentou sobre os processos de realização dos longas durante os debates. Sobre O fim e os meios, entre outras questões, frisou a universalidade do filme, que busca falar sobre corrupção humana, além da corrupção política retratada no enredo. O autor também falou da busca por quebrar os esteriótipos da linguagem, ao trabalhar a fragilidade e a ganância dos personagens principais, apresentando-os como seres tão humanos quanto os espectadores.
A fotografia do filme tem composições determinantes para a consolidação da obra como thriller político, a partir da descolorização e/ou acentuação de cores, a depender da cena.
Em Aprendi a jogar com você, o clima de intimidade com a família do DJ Duda e de Milka Reis cria o clima do filme, que é resultado de filmagens constantes onde os cinegrafistas passaram a habitar a casa da família.
A partir do dia 03 de dezembro, esses dois longas, junto ao Passarinho lá de Nova Iorque, estarão em cartaz em cinemas brasileiros. Com equipes de produção distintas e sob a direção de Salles, os filmes são produções atuais que propõem reflexões sobre o nosso país, a nossa sociedade, os nossos estilos de vida e as nossas crises.
Programa 3X Murilo Salles no Centro Cultural Arte Pajuçara
Filme: O FIM E OS MEIOS (2014) | Troféu Redentor de Melhor Roteiro – Festival do Rio
Ficção, 105 min
HORÁRIO: 20h15 (de quinta a quarta, 03 a 09/12) e 15h (na segunda, 07/12)
Classificação indicativa: 16 anos
O FIM E OS MEIOS traz a história do publicitário Paulo e da jornalista Cris, que vão para Brasília trabalhar e acabam envolvidos em jogos de interesses pessoais e políticos. Trailer do filme: http://bit.ly/1LdE6gG.
Filme: APRENDI A JOGAR COM VOCÊ (2014) | Melhor Montagem – Festival de Paulínia
Documentário, 84 min
HORÁRIO: 17h (apenas segunda, 07/12)
Classificação indicativa: 12 anos
APRENDI A JOGAR COM VOCÊ é um documentário produzido no estilo cinema direto e é resultado de anos de pesquisa de uma boa história. Não foi à toa que uma das escolhidas foi a do DJ Duda e de Milka Reis, dois músicos que batalham diariamente para sobreviver da música fora do sistema. Trailer do filme: http://bit.ly/1NPP95V.
Filme: PASSARINHO LÁ DE NOVA IORQUE (2014) | Seleção Oficial da Mostra Autores do Festival de Tiradentes
Documentário, 89 min
HORÁRIO: 18h30 (apenas segunda, 07/12)
Classificação indicativa: Livre
PASSARINHO LÁ DE NOVA IORQUE é, assim como o doc Aprendi a Jogar com você, um filme rodado em estilo cinema direto. Nessa história, acompanhamos a saga de Cícero Filho, um cineasta do Maranhão, na guerrilha por finalizar seu filme Flor de Abril. Trailer do filme: http://bit.ly/1MGmAqB.
Mais informações:
www.artepajucara.com.br
Trailer oficial, clipes, fotos e material de divulgação em
Relato por Larissa Lisboa
Informações adicionais: Assessoria Centro Cultural Arte Pajuçara + divulgações de 3X Murilo Salles.
Leave a Reply