
Texto: Larissa Lisboa. Imagens: Flávia Correia.
O primeiro episódio da segunda temporada do Fuxico de Cinema tem como convidada a cientista social, professora, produtora, pesquisadora, roteirista e diretora alagoana Nadja Rocha. Este episódio marca a retomada do podcast Fuxico de Cinema, que teve sua primeira temporada realizada com recursos próprios e colaborações voluntárias em 2021, que tem sua estreia como videocast.
Episódios 01 e 02 – NUMA RELAÇÃO COM A DIREÇÃO com Nadja Rocha
Com apresentação de Ronald Silva (analista de audiovisual do Sesc Alagoas) e comentários de Elizabeth Caldas (idealizadora da Rotina Filmes), no primeiro episódio o público é convidado a conhecer Nadja e saber sobre a jornada dela nas artes, e mais especificamente sobre como ela tem se relacionado com o audiovisual.
Nadja Rocha ocupa o lugar da direção pela primeira vez no telefilme Dança Anfíbia que foi contemplado no Edital do Audiovisual de Maceió em 2019 (com recursos da FMAC e do FSA – PRODAV/ANCINE), e fala sobre esta experiência com Ronald e Elizabeth no Fuxico, iniciando neste primeiro episódio e dando continuidade no segundo.
O primeiro episódio fica disponível em 14 de abril e o segundo duas semanas depois no dia 28. No segundo episódio, Nadja, Ronald e Elizabeth seguem trocando sobre a vivência de mulheres na direção, especificamente sobre a vivência de Nadja na construção do telefilme Dança Anfíbia e sobre a sua relação com a Cia. dos Pés, que inspirou e atuou junto a ela neste projeto.
Somada a missão do Fuxico de Cinema de criar memórias a partir de conversas, partilhas e fuxicos sobre a cena audiovisual brasileira, do nordeste e especialmente alagoana, esta temporada tem foco na presença das mulheres no audiovisual alagoano, com o objetivo de estimular o reconhecimento, empoderamento e o diálogo sobre a vivência delas na frente e por trás das câmeras.
A segunda temporada do Fuxico de Cinema é realizada com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. Também com realização de Rotina Filmes e Alagoar. Conta com identidade visual criada por Amanda Duarte, trilha sonora de Bruno Brandão, roteiro de Roseane Monteiro e Ronald Silva, apresentação de Ronald Silva, direção, edição e comentários de Elizabeth Caldas, produção executiva e assessoria de comunicação de Larissa Lisboa e distribuição Rotina Filmes. Os episódios do Fuxico de Cinema podem ser acessados pela Deezer, Spotify e no Youtube.
Sobre Nadja Rocha
Mestre pelo Programa de Especialização em Patrimônio Cultural – PEP/IPHAN/UFRJ, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de gestão, produção cultural e políticas públicas para a cultura, tendo atuado como analista de audiovisual do Sesc Alagoas, gerente do Pró-Memória – SECULT AL e bolsista no IPHAN, Superintendência de Alagoas.
No momento atua como professora da educação básica, na disciplina de Sociologia e no programa de especialização em Práticas Culturais Populares – UFAL/Museu Théo Brandão. Atua ainda como consultora para projetos nas áreas de patrimônio e políticas culturais e tem experiência no campo das artes.
Participou como intérprete criadora da Companhia dos Pés, integrante do Tela Tudo – Clube de Cinema e produtora e roteirista de alguns projetos de audiovisual, tais como Rua das Árvores (Dir. Alice Jardim) e vídeos sobre os polos de artesanato de Alagoas para o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – CNFCP. É ritmista no Maracatu Baque Alagoano e integrante do Observatório Trama – Núcleo de Estudos Sobre Patrimônio Cultural, vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL. É também diretora e co-roteirista do telefilme ‘Dança Anfíbia’, Edital Ancine 2019 e produção da Núcleo Zero, com lançamento previsto para Maio de 2025.
Leave a Reply