O Núcleo de Estudos em Direito Internacional e Meio Ambiente, da Faculdade de Direito (FDA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realiza neste mês de outubro a 2ª Mostra de Cinema Faces da Militância. Entre os dias 27 e 30, serão exibidos e debatidos curtas metragens, em sua maior parte realizados em Maceió, ou dirigidos por alagoanos.
Os curtas abordam temas como a segregação socioespacial, a violência urbana, a criminalização e a resistência dos movimentos sociais urbanos e rurais na capital alagoana. De acordo com a página do evento, a Mostra busca “somar esforços para divulgação da cinematografia local, buscando identidade entre o público, as imagens e os discursos; oportunizar condições de revelar, a partir das imagens, as estruturas objetivas de dominação e o seu caráter normalizador das relações sociais”.
O espectador ainda terá oportunidade de ouvir as abordagens apresentadas pelo filme sob o ponto de vista acadêmico, como também dos próprios representantes dos movimentos sociais locais. “O evento pretende possibilitar o diálogo e a troca de experiências, que permita a expressão da diversidade e o fortalecimento das articulações sociais”, disseram os organizadores na página de divulgação.
A Mostra acontece no Museu de Imagem e Som de Alagoas (Misa) e as entradas para os quatro dias de exibições são gratuitas. Para os alunos de graduação, a atividade contará como 20h de extensão.
Veja a programação e mais informações na fanpage da Mostra.
Por Jhonathan Pino (Ascom/UFAL)
Leave a Reply