O audiovisual de Alagoas no pódio brasileiro

O segmento audiovisual alagoano tem alcançado nos últimos anos uma série de avanços nos campos da produção, da representação da classe e da difusão artística. Entre as principais conquistas se destacam as chamadas públicas para realização de filmes, o ativismo da produção independente, as articulações políticas da seção de Alagoas da ABD&C e a realização da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, que atingirá este ano a marca de seis edições.

Em meio a esse cenário favorável, uma boa notícia vem colaborar para o fortalecimento da cadeia produtiva do setor. Dois projetos locais de séries de animação para TV, frutos da parceria entre as produtoras Filmiola e Staff Vídeo, estão na lista de selecionados para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav), divulgada no dia 16 deste mês pela Agência Nacional de Cinema (Ancine).  “Mamacarrão” e “O incrível mundo dos Malbets” são os únicos projetos de Animação seriada do Nordeste selecionados para esta edição do programa.

Com os recursos do edital, as produtoras terão como tarefa desenvolver as duas séries. A produção abrange a produção dos episódios-piloto, a escrita dos roteiros de todos os capítulos da temporada, o design dos personagens e a montagem da bíblia, uma espécie de projeto com todas as necessidades para as  séries serem produzidas por completo. A partir dos episódios-piloto e da bíblia de cada série, as produtoras podem concorrer nos chamados pitchings das TVs pagas, uma roda de negócios para seleção e venda de produtos audiovisuais.

As novas leis do audiovisual e a nova lei das TVs a cabo têm obrigado os canais a exibir conteúdo nacional em seu horário nobre. Por conta disso, a Ancine vem apostando em chamadas públicas que criem novas oportunidades para a inserção das pequenas produtoras nesse nicho de mercado. Para Mel Vasconcelos, fundadora da Filmiola, “o sentimento é de alegria, confiança no trabalho, orgulho por nunca ter desistido e, sobretudo, fé na construção de um cenário mais propício para o audiovisual alagoano”. Há mais de 10 anos atuando no mercado publicitário, Mel sempre dirigiu documentários, vídeos comerciais e ficção, mas é a primeira vez que se lança ao desafio de realizar animação, o fará na função de codiretora das duas séries premiadas.

Em parceria com a Filmiola, a Staff Vídeo também comemora a conquista. “Agora começa o trabalho pra valer, vamos finalizar, ajustar os roteiros e produzir o episódio-piloto. Contratar as artes finais, os animadores, as vozes e fazer os story boards. É um trabalho imenso, mas um sonho realizado”, ressalta Sidney Agra, um dos sócios da empresa. Mais experiente no mercado, com 20 anos de atuação e apaixonado por animação, Sidney acredita que agora é o momento de voltar sua experiência de publicidade e desenvolvimento de animações 2D e 3D para a produção de um conteúdo original. Para realização das duas séries, as produtoras receberão da Ancine o montante total de R$ 299.270,00, movimentando um segmento de animação ficcional para TV ainda iniciante em Alagoas.

Há anos, Mel e Sidney alimentam o sonho de produzir cinema e conteúdo para TV; ambos já trabalharam juntos na Staff. O lançamento do edital foi a oportunidade certa para colocar as ideias no papel. Em mais de dois meses ininterruptos, criaram as sinopses dos 13 episódios das séries, definiram os perfis dos personagens e entregaram os rascunhos para a finalização de artistas gráficos. Mamacarrão, por exemplo, foi inspirada na filha de Mel. A menina Maria, hoje com 4 anos de idade, sempre falou coisas engraçadas e ao mesmo tempo questionadoras, com um fundo filosófico. E partindo dessas tiradas, surgiram os insights para a criação da personagem Mamá.

É um sonho dentro do outro. Enquanto Mel e Sidney trabalham ao lado da equipe para cumprir as etapas de execução do edital, já começam a arquitetar novas possibilidades de uso de suas criações, como o licenciamento de personagens e a produção de aplicativos. “Tudo isso com muito orgulho, muita alegria, paixão e vontade de aprender sempre mais”, diz Mel.

O que é o Prodav

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav) – seleção de fluxo contínuo que investe em conteúdos audiovisuais para televisão – está ligado à Agência Nacional de Cinema (Ancine) com investimentos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Na edição de n.05/2014, o programa concedeu 10 milhões para o financiamento de novos projetos, entre os quais estão os premiados Mamacarrão e O incrível mundo dos Malbets.

Na sua linha de financiamento, o programa contempla projetos de ficção, documentários e animação, sejam eles seriados ou não, com o objetivo de criar produtos audiovisuais para serem comercializados nas TVs a cabo. Esse investimento atende à lei 12.485, que obriga as TVs pagas que operam no país a veicular uma quantidade mínima de horas semanais de conteúdo nacional.

Conheça um pouco mais sobre a série Mamacarrão

Mamacarrão é uma série de animação infantil de 13 episódios de 11 minutos. A série tem como tema central abordar questões filosóficas muito comuns entre crianças de 2 a 7 anos, com a intenção, além de entreter e divertir, de estimular no público o pensamento e a busca por respostas para os questionamentos latentes dessa faixa etária. Questões como “Por que o tempo passa?”; “De onde eu vim?”; “Meninas podem fazer tudo que meninos podem?”; “A gente cresce quando para de brincar?” serão tratadas durante a primeira temporada.

Mel e a filha _ acervo pessoal
Mel Vasconcelos e a filha Maria, que foi a inspiração da roteirista para a criação de Mamacarrão.

A personagem Mamá tem um apetite intenso: de jujuba a brócolis e de querer saber de tudo um pouco, ela entende bem. A menina gordinha que sonha em ser bailarina deixa  qualquer adulto desconcertado com suas perguntas filosóficas. Filha de Dina e Giovanni, donos de uma cantina italiana, e irmã de Dudu, pré-adolescente desastrado, Mamá adora macarrão e tira dele a energia que precisa para saciar tanta curiosidade.

A série se baseia na constatação de que há muito em comum entre crianças e filósofos: a capacidade de olhar para o mundo com extrema curiosidade e, assim, questionarem conceitos intrigantes como a verdade, as regras, a justiça.

_

Por Simone Cavalcante (Audiovisual Alagoas)

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*