Revoada – Festival de Cinema das Periferias de Maceió foi realizado entre outubro e novembro de 2022 em Maceió, teve sua programação composta por oficinas, exibições pelos bairros, conferência e atrações musicais. Teve como principal locação a Praça Padre Cícero no bairro do Benedito Bentes.
O Revoada é uma ação da produtora cinematográfica Céu Vermelho Fogo Filmes, que se dedica à realização de filmes e projetos de difusão e formação em cinema, teve como patrocinadores o Banco Regional do Desenvolvimento (BRDE), o Fundo Setorial do Audiovisual, a Agência Nacional de Cinema, o Sebrae Alagoas e a Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Cultura (FMAC), e a parceria do Comfort Hotel, da Agência Cilibrina, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), da Prefeitura Comunitária do Benedito Bentes (Prefcom) e da vereadora Teca Nelma.
Em outubro, o Revoada realizou a oficina ‘Pluma de cinema com celular’, voltada para estudantes do Ensino Médio, na Escola Estadual Dom Otávio Barbosa de Aguiar, localizada no Bairro Benedito Bentes. Nesta oficina Pluma foram criadas as vinhetas do Festival Revoada.
Em novembro, foi realizado o Revoada nos bairros com exibição de filmes de curta duração ou de longa na Escola Municipal Hermínio Cardoso (Fernão Velho), Escola Municipal Sérgio Luiz (Chã da Jaqueira), Escola Estadual Salete Gusmão (Clima Bom) e Escola Estadual Raul Lima (Ipioca). Também foram realizadas exibições na Escola Estadual Aurelina Palmeira (Vergel do Lago), Escola Estadual Theonilo Gama (Jacintinho), no Núcleo Cultural (Vergel do Lago) e no Novo Mirante do Jacintinho.
De 21 a 25 de novembro, foram realizadas as oficinas: SOBRE-VOAR – da Ideia às Telas, com Nivaldo Vasconcelos no Ifal Maceió; e Revoada de Uirapurus com Luciano Pedro Jr, no Campus Benedito Bentes.
Entre 21 e 23 de novembro foi realizado o Ciclo de Conferências Revoada no Sebrae Lab com as rodas de conversa: “Produzir Cinema: Da margem ao centro e vice-versa” (com Regina Barbosa, Pedro Krull e Renah Berindelli, e mediação de Débora Lima); Masterclass: Personagens em conflito no documentário (com Vladimir Seixas); “O que pode a periferia pelo Cinema?” (com Ari Consciência, Fernando Rodrigues e Zazo, e mediação de Roseane Monteiro); “Diálogos da direção” (com Pedro Diógenes e Sérgio de Carvalho, e mediação de Ulisses Arthur).
Entre 23 e 27 de novembro, o Revoada realizou sua mostra principal composta por filmes selecionados e convidados. Exibiu os longas: A Filha do Palhaço (dir. Pedro Diógenes – Ceará), Noites Alienígenas (dir. Sérgio de Carvalho – Acre), Serial Kelly (dir. René Guerra – Rio de Janeiro/Alagoas), Medusa (dir. Anita Rocha da Silveira – Rio de Janeiro), Perlimps (dir. Alê Abreu – São Paulo) e ÚYRA – A Retomada da floresta (dir. Juliana Curi – Brasil/EUA).
Longas exibidos pelo Revoada nos bairros: Rolê – Histórias dos Rolezinhos (dir. Vladimir Seixas – Rio de Janeiro) e Marte Um (dir. Gabriel Martins – Minas Gerais).
SELECIONADOS
Mostra Oficial
Adão, Eva e o Fruto Proibido (dir. R.B Lima – Paraíba)
Maninha Xucuru-kariri (dir. Celso Brandão e Aldemir Barros – Alagoas)
As Vezes Que Não Estou Lá (dir. Dandara de Morais – Recife)
Fantasma Neon (dir. Leonardo Martinelli – Rio de Janeiro)
Entre Rimas e Improvisos: as batalhas de Rap em Alagoas (dir. Delanisson Araújo – Alagoas)
LUAZUL (dir. Letícia Batista e Vitória Liz – São Paulo)
Rua Dinorá (dir. Natália Maia e Samuel Brasileiro – Ceará)
Imã de Geladeira (dir. Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo – Sergipe)
A Velhice Ilumina o vento (dir. Juliana Segovia – Mato Grosso)
Mostra Infantil
Capitão Tocha (dir. Matheus Amorim – Pernambuco)
Hospital de Brinquedos (dir. Georgina Castro – Rio de Janeiro)
Rua Dinorá (dir. Natália Maia e Samuel Brasileiro – Ceará)
Mostra Jovem
Entre Rimas e Improvisos: as batalhas de Rap em Alagoas (dir. Delanisson Araújo – Alagoas)
LUAZUL (dir. Letícia Batista e Vitória Liz – São Paulo)
Fantasma Neon (dir. Leonardo Martinelli – Rio de Janeiro)
CURADORIA
Roseane Monteiro, Lucas Litrento, Pedro Verdino, Beatriz Vilela, Hellen Christina e Marina Bonifácio.