36 minutos
Direção: Denis Angola
SINOPSE
TRANCOSUS: Conto dos Corpos é uma seria audiovisual experimental que aborda contos sobre corpos negros alagoanos, nessa série trazemos algumas vozes e corpos para contar sobre suas experiências.
A Bgirl Maria dança nos sinais de transito da cidade de Maceió e usa este espaço como possibilidade de expressar sua arte e também como possibilidade de ganhar dinheiro. Maria fala e dança a potencialidade de Mulher negra contada em toda sua plenitude, trazendo uma reflexão dos olhares sobre seu corpo e também expondo com coragem suas reflexões sobre depressão.
Fênix Zion, por isso corpas, pois a dimensão de negritude tem que ser contada em toda sua plenitude. Fênix Zion traz outros olhares para esse corpo negro, essas corpas negras alagoanas, Artivista; Graduade em Dança; Dançarine profissional; Técnique em Produção de moda atua com referências do Movimento Hip Hop, Comunidade Ballroom e Festival Afropunk provocando reflexões sobre negritudes, dissidências sexuais/de gênero e epidemia da Aids.
Jaílton Oliveira, homem negro de pele clara, candomblecista que entendeu sua negritude a partir de suas relações com a religiosidade afro. Jaílton Oliveira, também conhecido como “”Cronos” é dançarino afro diáspora, professor de dança afro-brasileira, estudante de licenciatura em Dança, pela universidade federal de Alagoas, diretor de espetáculos e profissional de quiropraxia.
Trancosus busca a partir de memórias afetivas desses artistas da dança, transplantar para o universo do cinema no formato experimental de Videodança e Videoperformance outras narrativas do corpo, da cor e da historiografia de pessoas negras alagoanos, para potencializar o ponto de vista nos contos dos corpos deles e delas, pois, como diz o ditado, “quem conta um conto aumenta um ponto” e neste sentido esses corpos têm muitos pontos negros para contar, pois neles vem imprimido sua historiografia cor, tamanho, movimento, falas, gestos e sentimentos sobre sua própria existência negra no mundo.
Classificação indicativa: Livre
ACESSIBILIDADE
Audiodescrição
FICHA TÉCNICA
Direção: Denis Angola
Fotografia e Direção de Arte: Carlos Alberto
Roteiro, Montagem e Som: Denis Angola e Carlos Alberto
Interpretação:
Dançarina interprete: Maria
Dançarine interprete: Fênix Zion
Dançarino interprete Jaílton Oliveira” Livre
Leave a Reply