Carmen Dantas indica

Dando continuidade à nossa série de curadorias, apresentamos as produções audiovisuais alagoanas indicadas pela museóloga e pesquisadora Carmen Lúcia Dantas. Ao selecionar os filmes, Carmen levou em consideração o desempenho técnico e artístico, assim como a fundamentação temática de cada produção. Confira:

Trama da Memória, Urdidura do Tempo – Documentário de Pedro da Rocha que apresenta indagações acerca da chamada “civilização do açúcar”, em Alagoas, e aborda o período de florescimento da indústria têxtil no estado.

O Santo Guerreiro do Povo – Outro documentário dirigido por Pedro da Rocha. Recupera momentos da vida e do importante trabalho do professor e pesquisador de cultura popular, Ranilson França, mostrando sua contribuição para a cultura alagoana.

Rua das Árvores – Um registro da memória de um casal que, durante décadas, viveu numa das ruas mais conhecidas de Maceió. Por meio de uma fotografia detalhista, o documentário dirigido por Alice Jardim revela a degradação que a rua sofreu e mostra a vida construída pelo casal.

Areias que Falam – Fragmentos poético-reflexivos da região da Foz do Rio São Francisco, dirigidos pelo olhar ribeirinho de Arilene de Castro.

Mais que Traços e Cores – O vídeo de Cláudio Manoel Duarte coleta e analisa a obra do artista plástico alagoano Roberto Ataide, falecido em 1995, a partir de depoimentos de amigos, curadores e críticos de arte.

Exu – Além do Bem e do Mal – O documentário dirigido por Werner Salles apresenta o resultado de uma investigação poética sobre Exu, que, no Candomblé, é a figura mais humana entre os orixás.

Mané Gostoso – O vídeo da Alice Jardim mostra o brinquedo Mané Gostoso e suas acrobacias.

Carmen Dantas. Foto: Palco Aberto/Divulgação.
Carmen Dantas. Foto: Palco Aberto/Divulgação.

“Conforme o meu olhar, estes filmes dão uma  visão ampla da condição humana, dos hábitos e da arte em contextos urbanos e rurais que ainda convivem com a tradição”, explica a museóloga.

Gostou da curadoria da Carmen Dantas? Clique aqui e acompanhe a série, que está apenas na sua segunda publicação.

Até mais!

_

_

_

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*