Cobertura: 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes – Mostrinha

Texto: Karina Liliane. Revisão: Larissa Lisboa. Imagem: divulgação.

A Mostrinha é uma das 12 mostras que compõem a programação geral de filmes da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Os curtas-metragens da Mostrinha tem classificação livre e passeiam por ficções em animação e live action. Os filmes que tem duração entre 6 e 21 minutos são dedicados ao público infantil e como a curadoria formada por Camila Vieira, Tatiana Carvalho Costa e Felipe André Silva frisa “trazem histórias lúdicas e educativas”.

O menino e o ovo | Livre

Após ouvir seus colegas de escola comentando que de tão quente o asfalto de Cuiabá era possível fritar um ovo nele, a determinada Joana de O menino e o ovo (ficção, colorido, 2020), de Juliana Capilé, inicia sua missão para desvendar esse mistério.

Ao longo do caminho a pequena irá criar planos e formas para conseguir o que deseja, mesmo sem o apoio da mãe, enquanto se depara com obstáculos e vive uma série de frustrações até cruzar a linha de chegada.

Napo | Livre

A relação velhice/infância é abordada de forma sensível e delicada em Napo (animação, colorido, 2020) de Gustavo Ribeiro. Nele vemos um idoso, pai e avô, que por conta de problemas de saúde consequentes da idade avançada precisa sair de sua casa e ir morar na casa de sua filha.

Lá, neto e avô, que de início aparentam ser meros estranhos, começam a construir uma relação de amor, cuidado e carinho permeada pelas fotografias, de um passado nem tão distante, e os desenhos feitos pelo neto como reflexo dessas fotografias.

Mitos Indígenas em Travessia (imagem em destaque)| Livre

Em Mitos Indígenas em Travessia (animação, colorido, 2020) os diretores Julia Vellutini e Wesley Rodrigues, mesclam diversas técnicas de animação para trazer aos espectadores um compilado de seis histórias antigas de três diferentes etnias indígenas brasileiras.

No filme podemos conhecer as seguintes histórias: “A Ema”, de origem Kadiwéu, “O Menino-Peixe”, de origem Kuikuro, “As Mulheres sem Rosto”, de origem Javaé, “A Via Láctea”, de origem Kikuro, “A Menina e a Cobra”, de origem Kadiwéu e “O Urubu Rei”, de origem Javaé.

Vento Viajante | Livre

Realizado por adolescentes alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí/CE por meio de projeto realizado pelo Instituto Marlin Azul, Vento Viajante (animação, colorido, 2020) passeia pela viagem ao nordeste que o Vento decidiu fazer.

Por meio de narração, feita pelos alunos/diretores, vamos conhecendo tudo o que o Vento se deparou, conheceu, aprendeu e cultivou ao longo de sua jornada ao partir do Hotel Oeste do Sul.

Foguete | Livre

O brinquedo do Parque Ana Lídia inaugurado em 1971 continua a ser o mais desafiador e atrativo a atravessar gerações de brasilienses. Ele é o ponto central da trama baseada na história de Carlos Apolo e sua relação com o foguete durante a infância.

Entre o passado e o presente pai e filho compartilham suas experiências com o brinquedo. No filme de Pedro Henrique Chaves, Foguete (ficção, colorido, 2020), é por meio dos diálogos entre Beatriz e Marcos que conhecemos a relação de César com o tão cobiçado foguete, e vemos como ela se repete ao longo dos anos com outras crianças, inclusive com Felipe.

Além dos cinco curtas-metragens, o longa-metragem Passagem Secreta (ficção, colorido, livre, 2020), de Rodrigo Grota,compõe a programação como parte da Sessão Família.

A 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece, esse ano, de forma totalmente online e gratuita. Todos os filmes da Mostrinha e da Sessão Família estão disponíveis no site da Mostra até o dia 30/01.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*